O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira (11) a meta de atrair até 5 mil pedidos de demissão voluntárias. Foram abertos dois programas com este objetivo, com prazo de adesão vai até 5 de fevereiro. Segundo o BB, o Programa de Adequação de Quadros (PAQ) visa otimizar a distribuição dos funcionários em unidades que têm vaga ou excesso de pessoal. Por isso o PAQ também estimula movimentações laterais para unidades onde existam vagas.
Já o Programa de Desligamento Extraordinário é específico para demissões. O impacto financeiro deve ser divulgado quando se encerrar o prazo para adesão. Em setembro de 2020, de acordo com último balanço de resultados, o Banco do Brasil tinha 92.106 funcionários, queda de 1,9% em relação a setembro de 2019 (93.872). Naquele ano também teve adoção de um PDV.
Também foi anunciado o fechamento de 361 unidades – 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento . A medida visa uma economia com despesas administrativas de R$ 353 milhões este ano e R$ 2,7 bilhões em cinco anos. As mudanças nas agências acontecem a partir de 22 de fevereiro.
O banco prevê adaptações na rede de atendimento em 361 municípios, mantendo unidades próprias em 221 e correspondentes bancários Mais BB nos demais. Conforme o BB, com o novo modelo 1,3 milhão de clientes passarão a contar com um gerente de relacionamento exclusivo para interação digital por meio do canal Fale.Com.