O presidente Jair Bolsonaro oficializou nesta quinta-feira (13) a dança de cadeiras que pretende fazer em dois dos seus ministérios. Por meio de sua conta oficial no Twitter, ele confirmou que o deputado Onyx Lorenzoni (DEM) deixará o comando da Casa Civil para assumir o lugar de Osmar Terra no Ministério da Cidadania.
No lugar do Onyx ficará o general Walter Souza Braga Netto, que atualmente ocupa a chefia do Estado Maior do Exército, considerada a segunda posição na hierarquia da força militar. Sem cargo no governo, o deputado Osmar Terra retornará aos trabalhos na Câmara.
Conforme divulgou Bolsonaro, a cerimônia para transmissão de cargos será realizada no Palácio do Planalto, na próxima terça-feira (18), às 15h. Não foi informado, contudo, quando as mudanças serão publicadas no Diário Oficial da União.
Desde que assumiu o cargo, há pouco mais de um ano, o presidente da República fez um total de sete mudanças no primeiro escalão. Houve trocas no Ministério da Educação (Ricardo Velez por Abraham Weintraub), na Secretaria-Geral da Presidência (Gustavo Bebianno por Floriano Peixoto e, em seguida, por Jorge Oliveira), na Secretaria de Governo (Santos Cruz por Luiz Eduardo Ramos).
Na semana passada, as mudanças atingiram o Ministério do Desenvolvimento Regional (Gustavo Canuto por Rogério Marinho).