O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) guardou os presentes que recebeu ao longo do mandato, incluindo as joias sauditas, na fazenda do ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet. A informação foi revelada pelo jornal O Estado de S.Paulo, nesta terça-feira (28).
De acordo com o Estadão, o pedido para o envio das caixas ao imóvel de Piquet foi solicitado em 7 de dezembro, mas devido a um atraso na remessa, só encaminhadas em 20 de dezembro. Entre os itens estão as joias e armas inseridas no acervo pessoal de Bolsonaro que foram devolvidos a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU).
Todos os pacotes destinados à propriedade do tricampeão da F1 saíram pelas garagens privativas do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada. Próximo ao fim do mandato, Bolsonaro tentou ainda recuperar as joias destinada a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, apreendidas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Nesta terça, foi divulgado que o ex-presidente recebeu um terceiro conjunto de joias do governo da Arábia Saudita avaliado em R$ 500 mil. A caixa está em posse de Bolsonaro e foi levada com ele após deixar o cargo. As peças foram incorporadas no acervo pessoal do político.