por Leandro Aragão
A Seleção Brasileira entra em campo nesta terça-feira (15), logo mais às 21h45, para enfrentar o Peru, no Mané Garrincha, pela 10ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O time Canarinho chega diante dos peruanos após bater o Chile e se reabilitar na briga por vaga no próximo Mundial ao subir na tabela de classificação ocupando o quarto lugar com 13 pontos, enquanto o adversário é apenas o vice-lanterna com seis.
Para esta partida, agora sob os olhares da torcida brasileira na Capital Federal, o técnico Dorival Júnior promoveu três mudanças no time titular. A primeira modificação é por questão de suspensão, já que o meia Lucas Paquetá está fora por ter recebido o terceiro cartão amarelo. O substituto será Gerson. Já as outras duas são por opção do treinador. O lateral-direito e capitão Danilo foi sacado para a entrada de Vanderson, enquanto Marquinhos assumirá a braçadeira de comandante em campo. Por fim, o volante Bruno Guimarães ganhou a posição de André.
“Vanderson tem um poder de ataque importante e temos que encontrar um equilíbrio no setor. A presença do Danilo ali como terceiro homem de marcação tem sido importante. É um jogador com uma experiência muito grande e nos ajuda neste momento que estamos passando”, explicou Dorival.
Peru
Assim como o Brasil, o Peru chega para a partida em alta após a vitória sobre o Uruguai por 1 a 0 na última rodada. O selecionado, dirigido pelo técnico Jorge Fossati, somou seis pontos e deixou a lanterna ao assumir o nono lugar.
Para visitar a Seleção Brasileira, o Peru terá alguns reforços. Suspensos contra os uruguaios, o lateral Marco López e o meia Wilder Cartagena voltam a ficar à disposição. Outra novidade é o também lateral Luis Advíncula que se recuperou de lesão. No entanto, o time titular deve ter mais uma modificação na zaga, Alexander Callens deve ganhar a posição de Luis Abram.
O retrospecto entre as duas seleções é extremamente favorável aos brasileiros. O time Canarinho venceu 37 jogos, empatou nove e perdeu apenas cinco vezes.
FICHA TÉCNICA
Brasil x Peru
Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 – 10ª rodada
Local: Mané Garrincha, em Brasília (BRA)
Data: 15/10/2024 (terça-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Carlos Barreiro e Andres Nevas (ambos do URU)
VAR: Leodan Gonzales (URU)
Transmissão: TV Globo e SporTV
Brasil: Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Gerson; Savinho, Raphinha, Rodrygo e Igor Jesus. Técnico: Dorival Júnior.
Peru: Gallese; Miguel Araújo, Zambrano e Callens; Advíncula, Wilder Cartagena, Castillo, Peña e López; Alex Varela e Edison Flores. Técnico: Jorge Fossati.