Na manhã desta quarta-feira 30 de agosto entrou para a história de Brumado, quando os comerciantes não abriram suas lojas e se dirigiram para a câmara municipal e lotaram o plenário em protesto contra o sistema de zona azul foi implantado no município.
O município de Brumado é hoje o que tem o maior número de zoneamento de área azul no estado da Bahia, são mais de 2200 vagas, no comércio e área residencial. Devido ao sistema operacional que foi implantado, o comércio local sentiu uma forte queda nas vendas, gerando prejuízos na economia e causando desemprego.
Os empresários e comerciantes preocupados com a situação e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) iniciaram uma rodada de negociações com a prefeitura e a empresa administradora da área azul para mudanças no setor, que são consideradas de extrema relevância para a população.
Ainda sem posicionamento oficial, a CDL fez uma convocação durante toda da semana de uma campanha com o intuito de sensibilizar a população e abraçar a causa e marcar presença na sessão desta sexta-feira (30) na Câmara Municipal.
O plenário do legislativo ficou completamente lotado. Usando a tribuna da casa o diretor do CDL Orlando de Fátima Gomes, fez uma breve explanação da atual situação que o comércio se encontra, e as alterações necessárias para um melhor funcionamento da zona azul, caso contrário, muitos comerciantes irão fechas as portas de seus estabelecimentos.