Após meses de estiagem e a presença de uma frente fria no litoral sul da Bahia estimulou a formação de áreas de instabilidade em toda a divisa com o Norte de Minas Gerais.
Municípios baianos registraram chuva forte nesta segunda-feira (28). Em Guanambi, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou um volume de chuva bastante considerável na noite desta segunda-feira com o acumulado de 50mm.
Em Brumado, foram acumulados 28 mm em 4 horas, entre 20h e meia noite de 28 de agosto. A semana segue com muito mais umidade do que o usual no Norte de Minas Gerais e no Sudoeste da Bahia. Toda a divisa entre os dois estados vai continuar tendo pancadas de chuva até fim da semana.
A chuva vai ocorrer de forma irregular e não deve chover todos os dias nos mesmos locais. Mas várias áreas poderão receber chuva forte até o fim da semana. Com a chegada da chuva renova a esperança para o nordestino, principalmente o homem do campo. É tempo de reviver a alegria e esperança com aflorada do umbu, O sertão volta a sorrir novamente.