Um forno da mineradora RHI Magnesita em Brumado, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, explodiu na noite desta sexta-feira (19). Segundo informações, o caso ocorreu na sede da mineradora, na Vila Presidente Vargas. Apesar do susto, não houve feridos.
Funcionários relataram que o rompimento de uma tubulação de água no interior do forno pode ter provocado a explosão, devido à pressão na injeção de óleo.
Logo após a explosão, a equipe elétrica da companhia isolou a área e desligou o forno. Por meio de nota, a empresa lamentou o ocorrido e prometeu garantir a segurança e a transparência de suas ações.
“A RHI Magnesita confirma que, na madrugada do dia 19 de fevereiro, ocorreu uma projeção de sínter em um de seus fornos, da unidade de Brumado/BA. Os procedimentos preventivos de segurança foram seguidos adequadamente, garantindo a segurança de nosso pessoal e de nossas operações.
O espaço foi isolado para a contenção imediata do material. Vale esclarecer que, apesar da alta temperatura do sínter e de sua característica incandescente, não houve incêndio no local. As causas ainda estão sendo apuradas pela empresa, que reitera seu compromisso com a segurança e com a transparência de suas ações”, diz a nota.