Os últimos dias foram agitados na cidade de Brumado no sudoeste da Bahia. Por um lado, a violência parece ter aumentado na capital do minério. Pelo outro, um desentendimento político entre o Deputado João Bacelar e o prefeito Eduardo Vasconcelos, foi o assunto do final de semana.
Mas esses ainda não são os únicos “temas”. Problemas com estradas vicinais, escolas em tempo integral, complementam a lista. Bacelar acusa o prefeito de traição política, e no último final de semana, durante o Portal Notícias, o chamou de “ladrão, enganador, troglodita da política, marginal da política, desequilibrado, enganador de serpentes” entre outros adjetivos. A insatisfação do parlamentar é tão grande, que ele próprio alertou os colegas para que tenham cuidado para não serem enganados pelo gestor.
A tensão não ficou só neste aspecto. Na ala policial, ameaças envolvendo escola, presença de forças policiais e mortes de traficantes também agitaram a cidade. Pessoas preocupadas com suas próprias seguranças e de seus familiares. Um cenário nada animador. Para acabar de completar, a Auditoria Pública Cidadã (Aucib) propôs à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Brumado uma denúncia acerca de fato ocorrido na gestão dos recursos do Fundeb, envolvendo o atual secretário de educação, João Nolasco, e a ex-secretária Ednéia Ataíde.
Segundo a Aucib, foi identificada grave irregularidade no pagamento do abono da ex-secretária, conforme divulgou um site de notícias da cidade. Não se pode deixar de falar sobre as péssimas estradas em que se encontram a zona rural. Estudantes com o ensino comprometido, e proprietários de veículos tomando prejuízos. O descaso da gestão com a população da zona rural é um absurdo.
O mesmo site divulgou no dia 14 de março do corrente ano que “o secretário de infraestrutura, André Cardoso, anunciou naquela data o patrolamento para recuperação das estradas vicinais. Ao todo seriam 1000 quilômetros recuperados, segundo o que foi divulgado, mas até o momento, muitos moradores esperam pelos trabalhos. O orçamento das obras, ficaria em torno de R$ 1,5 milhão. Ainda resta saber quais serão os acontecimentos para os próximos dias, mas a torcida é sempre por dias melhores.