O Plano de Mobilidade Urbana foi lançado pela Prefeitura Municipal de Brumado no dia 05/11/2015, conforme disposições da Lei Federal nº 12.587/2012. A elaboração do Plano de Mobilidade contribui para construção de uma mobilidade sustentável do município, com foco no equilíbrio entre ações econômicas, ecológicas e sociais. A abordagem realizada trouxe requisitos essenciais para a formulação da política e do plano de mobilidade municipal, incluindo ferramentas, referências e boas práticas para as soluções das problemáticas apresentadas, definindo as diretrizes necessárias para composição do plano através de mecanismos de descentralização de poder, de compartilhamento de responsabilidades e de ampliação de canais que favoreçam a transparência, estimulando o exercício da cidadania participativa e aumentando a efetividade das políticas de governo.
O projeto tem por objetivo diagnosticar as principais dificuldades referentes à mobilidade urbana, incluindo o transporte urbano motorizado e não motorizado e a acessibilidade através da efetividade da participação da população. Ainda em fase de estruturação, o plano começa a ser elaborado e delineado a partir de questionários e audiências públicas. Coordenam o PMUB a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico: Dra. Fabrícia Pinchemel Amorim Castro, o Secretário de Infraestrutura: Eng. André Dias Cardoso e o Superintendente de Trânsito: Sargento Clidemar Risério Amorim. Fazem parte do Grupo de Trabalho a Comissão Executiva, Comissão Técnica, coordenada pela Engenheira Viviane Silva e Comissão de Acompanhamento, nomeados através do Decreto nº 4.801, de 16 de outubro de 2015.
Afirma a Secretária de Planejamento, Fabrícia Pinchemel: “Repensar e traçar novas metas, com participação efetiva dos cidadãos brumadenses, para melhorar e desenvolver a universalidade da mobilidade urbana e acessibilidade do município para as próximas décadas é a proposta da Administração Municipal. Após este lançamento do plano na sede do município, serão realizadas reuniões em todos distritos. Este plano precisa ser construído ouvindo toda população, para que o projeto possa traduzir a vontade e sentimento das pessoas. As metas previstas pelo Plano de Mobilidade Urbana de Brumado – PMUB integrará ao Plano Diretor, que está sendo revisado para ser publicado até novembro de 2017. “Análises de dados e as leituras comunitárias serão acompanhadas pela Comissão Técnica, um diagnóstico e um pró-diagnóstico serão traçados a partir das audiências e dos encontros com a comunidade”, disse o Engenheiro André Cardoso. O relatório final deste plano deverá ser entregue em julho de 2016, onde um projeto de lei será encaminhado à Câmara de Vereadores de Brumado para aprovação parlamentar e posteriormente a sanção do executivo.