Brumado: População indignada com Projeto de Lei que visa acabar com Tradição e Cultura do município — Brumado VerdadeBrumado Verdade Brumado: População indignada com Projeto de Lei que visa acabar com Tradição e Cultura do município — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 21 de Novembro de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Brumado: População indignada com Projeto de Lei que visa acabar com Tradição e Cultura do município

24 fevereiro 2017 | 0:56

Por Tácio Novais 

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

Alguém pode avisar ao digníssimo alcaide do município de Brumado que ainda existe algo no coração dos munícipes que se chama Tradição?
Os feriados religiosos que ele pretende extinguir, são mais culturais que preceitos religiosos.
Quem nunca assistiu a passagem dos carros que vem da zona rural no dia de São Sebastião, e ficou encantado com a fé daquele povo que vem participar da festa do santo? Ou ainda, quem nunca ouviu algum idoso pedir a proteção do São Sebastião de Brumado?
E no São João, quem não se alegra em poder receber amigos e familiares com sua mesa farta? Quem não se alegra em ficar até a madrugada ao redor da fogueira com seus entes queridos, ou poder partilhar o almoço do dia santo?
É difícil acreditar que tal idéia parta de alguém que se diz católico, ou que ainda, termina seus discursos rogando as bênçãos do Bom Jesus.
Tal ato, causa estranheza também, partindo da possível formação intelectual de alguém que já viajou o mundo, e deva ter uma formação cultural sólida!
Caro gestor, tais feriados não são apenas mais dias de descanso, ou dia de idolatrias. Eles fazem parte da história e da cultura de nosso povo. Acredito que o senhor deva saber o motivo dessa louvação à São Sebastião. É histórica, e um povo que não valoriza sua história, não tem memória. Povo sem memória, é povo fraco e de fácil manipulação!
E o São João? Nossa, será possível que Vossa Excelência tenha se esquecido do quanto essa data é importante para o nordestino? Quantos saem de longe pra passar a data com seus familiares?
Aos irmãos das demais denominações religiosas, os feriados em questão apesar de religiosos, se destacam mais por seu caráter social e histórico. Não se trata de idolatrias, ou qualquer outra coisa, mas sim de história, tradição e cultura.
Espero que os nobres vereadores, ao analisarem tal proposta, possam respeitar o que ainda resta de tradição e memória em nossa cidade.
Pagamos um alto preço por não manter nossas tradições e cultura, e não podemos ser um povo sem memória!
Um povo sem cultura e sem memória é um povo manipulável.
Não existe povo sem cultura! 
Não existe cultura sem memória!
Salve a memória e a tradição de Brumado!
Abaixo a pobreza cultural de nossos governantes!