O Instituto Butantan liberou mais 900 mil doses da CoronaVac para distribuição aos estados nesta sexta-feira (22). Após a reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que autorizou o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses, os imunizantes foram encaminhados ao Ministério da Saúde.
As informações são da coluna Painel, da Folha de S.Paulo. O lote de quase 5 milhões de doses da vacina foi finalizado e envasado pelo instituto a partir de matéria-prima enviada pela farmacêutica chinesa Sinovac.
A autorização da diretoria colegiada da Anvisa foi resultado de votação unânime. A ressalva feita pela gerência de Medicamentos dizia respeito à utilização das dez doses que constam em cada ampola em até oito horas após a abertura do frasco.
Com a aprovação, passa para 12,8 milhões o total de doses disponíveis para uso no Brasil. No último domingo (17), a Anvisa também autorizou o uso emergencial de 6 milhões de doses da CoronaVac, já distribuída entre os estados e municípios, e 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, que chegaram da Índia nesta sexta-feira (22).