O cantor e compositor baiano, Caetano Veloso receberá, em setembro, o título de doutor honoris causa da Universidade de Salamanca, na Espanha. A honraria será concedida em cerimônia solene, feita em latim, e presidida pelo reitor da instituição, Ricardo Rivero.
A candidatura de Caetano foi proposta pelo professor de Filologia Galega e Portuguesa Pedro Serra, e apresentada pela Faculdade de Filologia e pelo Departamento de Filologia Moderna, em abril do ano passado.
O portal local Salamanca 24 horas define Caetano Veloso como “um dos melhores músicos mundiais dos séculos XX e XXI, integrando uma constelação muito seleta” com “figuras de estatura universal como Bob Dylan, John Lennon, Paul McCartney ou Patti Smith. A publicação também menciona outros músicos brasileiros, como Tom Jobin, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Djavan.
Cantor, compositor, arranjador, produtor musical e escritor, publicação também destaca a extensa produção artística do baiano, com “mais de 50 discos” e “uma obra enorme e brilhante que ainda está viva quando comemora 50 anos de carreira”.
Além de ir até a Europa para receber a homenagem, Caetano Veloso levará turnê “Meu Coco” para as filarmônicas de Paris e Hamburgo (França e Alemanha, respectivamente), Ópera de Monte Carlo (Mônaco) Royal Theather Carré (Amsterdã), Palácio de Congresos (Espanha) Victoria Hall (Suíça) Oslo Konzerthaus (Noruega), dentre outros.