A campanha de vacinação contra a febre aftosa na Bahia foi estendida até 30 de junho. Confirmada nesta sexta-feira (29), a decisão da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) foi tomada após consulta ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).
O prazo será um mês mais longo nessa primeira etapa da Campanha de Vacinação de 2020 também nos outros estados do Grupo 4 do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa). São eles: Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
A dificulade logística de distribuição das vacinas através das indústrias e a suspensão das atividades comerciais em diversas cidades baianas, em virtude da pandemia do novo coronavírus, foram outros motivos decisivos para o adiamento.
O diretor-geral da Adab, Maurício Bacelar, afirmou que os registros de venda da vacina superaram 7,5 milhões de doses nas lojas de produtos agrícolas. “A estimativa é imunizarmos 10 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos de todas as idades, o que significa que, até aqui, as vacinas vendidas foram suficientes para imunizar 75% do rebanho”, comentou.