O avião com 1,02 milhão de doses da vacina AstraZeneca/Oxford, contra Covid-19, vindo da Coreia do Sul chegou no fim da tarde deste domingo (21) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, segundo o jornal Folha de S. Paulo. De acordo com o Ministério da Saúde, a aeronave pousou às 17h32.
De acordo com a Folha, essa é a primeira remessa dos imunizantes adquiridos por meio do consórcio global Covax Facility. Outras 1,9 milhão de doses devem desembarcar no país até o fim do mês de março.
Mais 9,1 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford devem chegar ao país até maio. Esse cronograma, segundo o Ministério da Saúde, está sujeito a alterações. Essa remessa de imunizante foi produzida na Coreia do Sul pelo laboratório SK Bioscience.
Os ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores) foram a Guarulhos para acompanhar a chegada, ao lado de Socorro Gross, da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).
As vacinas foram adquiridas via Fundo Rotatório, um mecanismo da Opas que busca valores mais baixos a partir de negociações em grandes quantidades. O acordo do Brasil com o consórcio global de vacinas prevê 42,5 milhões de doses para este ano. O Brasil é um dos 191 países que integram o Covax Facility para a disponibilização de vacinas de 10 laboratórios diferentes.