Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão ampliados em Salvador e o número voltará a ser o mesmo do auge da pandemia do novo coronavírus, conforme anunciou na tarde desta segunda-feira (21) o prefeito ACM Neto (DEM).
Neto também chamou a atenção para o aumento dos casos no interior da Bahia. Mesmo que Salvador consiga controlar os casos e “segurar a onda” com os leitos disponíveis, com o crescimento em outras cidades do estado ficará complicado atender toda a população.
De acordo com o gestor, há ainda a expectativa que o Governo da Bahia também amplie os leitos de UTI, assim como foi feito no início da mobilização contra o novo coronavírus, quando o esforço era conjunto entre prefeitura e governo.
Plano de imunização
Ainda em coletiva, o prefeito eleito e atual vice-prefeito Bruno Reis (DEM) explicou que o plano de imunização já foi criado e está com as etapas definidas.
“Salvador vai fazer sua parte, independentemente da posição do Governo Federal de fornecimento das vacinas. Nós destinamos recursos para isso, R$ 80 milhões já [foram] reservados, mas esperamos que o Governo Federal e o Governo do Estado ofereçam as vacinas para que a gente tenha condições de imunizar toda a população o mais breve possível”, frisou.
De acordo com Bruno Reis, atualmente, Salvador dispõe de 286 mil seringas e agulhas. Uma compra para ampliar o lote frente à possibilidade de escassez dos produtos no mercado já foi autorizada pelo prefeito ACM Neto, segundo anunciou o secretário de Saúde, Leo Prates, na última semana. A previsão é que a carga chegue na quarta-feira (23).