Após o anúncio de mais 16 nomes do seu governo, nesta quinta-feira (22), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já definiu quem ficará no comando de 21 ministérios a partir do próximo ano. Agora, o petista precisa oficializar os nomes de 16 pastas e de grandes estatais, como Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica.
Entre os ministérios sem definição estão: o do Planejamento e Orçamento; Ministério do Meio Ambiente; das Cidades; Ministério da Previdência Social; Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional; dos Transportes; Ministério de Minas e Energia; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Turismo; Esporte; Povos Indígenas; Comunicações; Pesca e Aquicultura; Comunicação Social; Gabinete de Segurança Institucional (GSI); e Desenvolvimento Agrário.
As outras vagas ainda livres de extrema importância são a da Petrobras, Banco do Brasil, Caixa e Correios. Na coletiva de imprensa desta quinta, quando fez o último anúncio, Lula afirmou que revelaria o restante dos nomes na próxima semana.
Entre os nomes especulados para o próximo anúncio estão o da senadora Simone Tebet (MDB) e o da deputada eleita Marina Silva (Rede), que pode ficar com a pasta do Meio Ambiente.