Fechando a segunda rodada, Portugal derrotou o Uruguai no final da tarde desta segunda-feira (28), se tornando a terceira seleção a garantir antecipadamente a vaga nas oitavas de final. Antes dos lusos, a França, no sábado (26), e o Brasil, nesta segunda, haviam garantido a vaga. Todos três somam seis pontos em seis disputados.
Bruno Fernandes fez os dois gols, o segundo de pênalti. No primeiro, Cristiano Ronaldo atacou a bola, mas não conseguiu tocar nela. A bola entrou direto do lançamento de Bruno Fernandes.
Já os uruguaios, com um ponto, além de ter que vencer na última rodada, enfrenta um adversário com sede de revanche: Gana. Em 2010, na África do Sul, os ganeses foram eliminados nas quartas de final do Mundial pelo adversário da próxima sexta-feira (02). O jogo entrou para a história porque no último minuto da prorrogação, o atacante Luis Suárez – que disputa a atual Copa – cometeu um pênalti para evitar um gol ganês. Mesmo expulso, Luisito vibrou quando viu os africanos desperdiçarem a cobrança.