Um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na base aérea de Brasília, nesta segunda-feira (22), trazendo pela primeira vez o coração do imperador Dom Pedro I ao Brasil. A aeronave, do Grupo de Transporte Especial (GTE), partiu da cidade de Porto, em Portugal, na noite de ontem (21).
A relíquia está conservada no formol há 187 anos. Essa é a primeira vez que o órgão deixa o país onde o monarca nasceu. O evento se dá por conta das comemorações aos 200 anos da Independência do Brasil.
Uma cerimônia será realizada no Palácio do Planalto nesta terça-feira (23) para o recebimento do material. Após isso, o coração de Dom Pedro ficará exposto no Palácio do Itamaraty até 5 de setembro.
Autoridades portuguesas e um representante do governo brasileiro acompanharam o transporte aéreo do órgão, que foi recebido na base aérea com honrarias. O traslado até o Itamaraty aconteceu em operação “silenciosa”.
Segundo reportou o G1, o valor gasto para trazer o coração não foi divulgado pelo Planalto. As tratativas para a realização do ato começaram em fevereiro deste ano. O retorno para Portugal está marcado para 8 de setembro.