A nova pesquisa Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgada nesta quinta-feira (23), mostrou como está o cenário eleitoral para o pleito de outubro de 2022. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu 19 pontos percentuais sobre o principal opositor, Jair Bolsonaro (PL). O petista chegou a 47% e o atual presidente, que tenta a reeleição, marcou 28%. Deste modo, Lula venceria as eleições no primeiro turno, já que apresenta uma intenção de voto maior do que a de todos os concorrentes juntos.
A amostragem reforçou também o cenário de polarização. O segundo pelotão, liderado por Ciro Gomes (PDT), está 20 pontos percentuais abaixo dos lideres. O pedetista marcou 8%. O postulante do Avante ao Palácio do Planalto, André Janones, tem 2%. A emedebista Simone Tebet caiu um ponto percentual e marcou apenas 1% — mesmo percentual de Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU).
Estavam ainda na pesquisa os nomes de Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos). Estes candidatos não pontuaram.
A pesquisa mostrou poucas alterações em relação ao cenário exibido na última amostragem do Datafolha, divulgada em 26 de maio. Lula e Tebet caíram um ponto, enquanto Bolsonaro e Ciro subiram um ponto percentual.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 09088/2022. Foram ouvidos 2.556 eleitores em 181 cidades nesta quarta (22) e quinta-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.