A partida Holanda x Estados Unidos abre às 12h deste sábado (3) a fase de oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. É a primeira parte dos mata-matas, que só se encerrarão com a decisão do título. Marcado para o Estádio Internacional de Khalifa, o duelo abre também uma série de embates entre favoritos com surpresas na primeira fase.
A Holanda (foto) é um dos três times com melhor pontuação na fase inicial (sete), em que nenhuma seleção venceu os três jogos. Liderou o grupo A, o mesmo do também classificado Senagal, Equador e os donos da casa, o Catar. Tem uma equipe jovem, mas de boa qualidade. Segundo do grupo B, os Estados Unidos deixou para trás o País de Gales de Gareth Bale e o Irã. O auge foi ter parado o ataque da Inglaterra, outra equipe que fez sete pontos, mas não passou do zero.
Às 16h, no Ahmad bin Ali Stadium, a Argentina enfrenta a Austrália. Depois de perder na estreia contra a Arábia, o time de Messi e Di Maria bateu México e Polônia e se classificou em primeiro no grupo C. O rival ficou em segundo no grupo D, tirando no confronto direto a favorita para a vaga Dinamarca. A chave foi liderada pela França.
Na segunda-feira (5), às 16h, o Brasil enfrenta a Coreia do Sul. Para este jogo, o técnico Tite permanece tendo dúvida se poderá contar com Neymar. O Departamento Médico ainda avalia também os laterais Danilo, Alex Sandro e Alex Telles.
Como é eliminatória, as oitavas preveem prorrogação com dois tempos de 15 minutos em caso de empate nos 90 minutos. Em nova igualdade, a vaga será decidida nos temidos pênaltis.