As diretorias da OAB Brumado e OAB Vitória da Conquista para o triênio 2025-2027 serão empossadas nesta sexta (14). As solenidades serão conduzidas pela presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, e contarão com a participação de diretores da seccional, conselheiros e autoridades locais, além da advocacia da região.
Em Brumado, a solenidade será realizada às 10h, na sede da subseção, na Av. João Paulo I, 385, Bairro Monsenhor Antônio Fagundes. À frente da diretoria, serão empossados a presidenta Ingrid Freire da Costa Coimbra Vieira; o vice João Rafael Amorim Souza Pereira; a secretária-geral Abiara Meira Dias; secretário adjunto Vinícius Leite Moitinho; e a diretora tesoureira Bianca Cardoso Marques. Já em Conquista, a cerimônia acontece às 19h30, também na sede da subseção, na Rua Rotary Club, 103, Centro.
Receberão posse o presidente Gutemberg Macedo Junior; a vice Juliana Vaz Barbosa de Araujo; o secretário-geral Fagner de Oliveira Guimarães; a secretária adjunta Ana Maria Pereira de Souza; e o diretor tesoureiro José Elias Seibert Santana Junior. “Tenho certeza que, honrando a história dos que as antecederam, as novas diretorias vão avançar ainda mais e trazer muitas novidades para a região. Sei que todos estão com o maior gás para fazer muitas entregas nesse triênio. Estamos muito ansiosos e confiantes”, concluiu a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges.
A Associação de Moradores e Agricultores Familiares da Comunidade de Campo de Dentro e Adjacências, situada em Pedra Preta, zona rural de Brumado, através do seu presidente Zenildo Correia, protocolou um ofício na Embasa, dia 19/02 e foi protocolado também cópia do mesmo, dia 20/02 na Secretaria de Agricultura Recursos Hídricos e Meio Ambiente para que o secretário Agno Meira possa cobrar uma maior agilidade, ao presidente da embasa o sr Gildeone Almeida Santos em Salvador-Ba.
A referida solicitação visa a ampliação da rede e abastecimento em aproximadamente 500 metros, beneficiando diretamente 8 famílias residentes na área, que atualmente enfrentam dificuldades no acesso a esse serviço essencial. A implementação dessa infraestrutura contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade de vida e das condições sanitárias dos moradores.
Uma moradora da cidade de Brumado ganhou R$ 100 mil do sorteio de fevereiro da Nota Premiada Bahia, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira (20). Além da vencedora do maior prêmio mensal, outros 90 participantes foram contemplados com R$ 10 mil cada: 56 de Salvador e 34 do interior.
A lista completa de ganhadores pode ser consultada no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br. As cidades do interior com maior número de contemplados neste sorteio foram Lauro de Freitas, Feira de Santana, Camaçari e Ilhéus, Itabuna, Jeremoabo e Vitória da Conquista. A Nota Premiada Bahia conta atualmente com mais de 817 mil participantes inscritos.
Desde fevereiro de 2018, os sorteios da campanha já premiaram 5.686 pessoas, das quais 3.423 moram na capital, 2.260 no interior e três fora do estado. Para participar, basta se cadastrar uma única vez no site da campanha, indicar até duas instituições para apoiar, uma da área social e outra da saúde, e inserir o CPF na nota fiscal sempre que realizar compras em estabelecimentos comerciais de toda a Bahia.
Brumado vivenciou, neste domingo (16), um dia de importantes conquistas para seus moradores. No Distrito de Ubiraçaba, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) entregou obras de abastecimento de água e autorizou novas ações nas áreas de saneamento básico e infraestrutura, com o objetivo de melhorar o fornecimento de água e o tráfego local.
A agenda contou também com a presença do presidente da Embasa, Gildeone Almeida, do secretário da Serin, Adolpho Loyola, da chefe de gabinete da SIHS, Camila Medrado, entre outras autoridades.
A ocasião foi marcada com a inauguração do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIHS), que atenderá as localidades de Cristalândia, Algodões, Barreiro Branco, Cadeirão, Formosa, Lagoinha, Morrinho, Roça de Baixo, Rocinha, Tapera, Umburanas, Várzea de Areia e Várzea do Poço. Com um investimento de R$ 14,5 milhões, o novo sistema de abastecimento beneficia a partir de hoje milhares de moradores e promove uma melhoria significativa na qualidade de vida da população local, que passará a contar com água tratada de maneira contínua.
Em seu discurso, Jerônimo destacou: “Essa obra é a realização de um sonho para muitas famílias que esperavam pela água de qualidade. Hoje, estamos garantindo a cada um desses moradores um futuro melhor, com saúde e qualidade de vida. O nosso compromisso é com o povo, com a Bahia e, principalmente, com quem mais precisa. Com essa iniciativa, vamos transformar a vida de todos aqui, levando água tratada diretamente às suas casas”.
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Na noite desta sexta-feira (14), a Associação dos Moradores e Agricultores Familiares da Comunidade de Campo de Dentro e Adjacências, realizou uma reunião com a comunidade e representantes da prefeitura, na qual foi debatidos vários assuntos importantes em prol da comunidade de Pedra Preta.
Mais de trinta moradores estiveram presentes discutindo as prioridades para a comunidade, o Presidente Zenildo Correia destacou entre as necessidades, um posto de Saúde com médico, dentista e auxiliar de enfermagem, asfaltamento da entrada principal, uma quadra para prática de esportes e uma praça de lazer para as crianças.
Além de vários moradores presentes, o veterano Sr. Ananias Barbosa se fez presente expressando como sempre sua luta em prol da comunidade e as conquistas junto ao poder público. Representando a prefeitura estiveram presentes o diretor de recursos hídricos Simão Jacumbe, Cláudio Ribas e Cláudio Mendes assessores de governo municipal.
A empresa DFS Serviços de Limpeza Ltda., ou seja, Lig Lixo (nome fantasia), foi contratada pela Prefeitura Municipal de Brumado, pelo prefeito Fabrício Abrantes (Avante), no período de 06 de janeiro a 30 de março de 2025, em um contrato trimestral de R$ 2.927.963,60.
No entanto, 37 dias após o início dos trabalhos de limpeza e coleta de lixo na cidade, os funcionários já relatam falta de pagamentos nos salários. Em áudios compartilhados nas redes sociais, uma colaboradora da Lig Lixo que se apresenta como “líder de equipe” comenta sobre uma possível reunião com os colaboradores para cobrar os salários.
“Oi gente bom dia, não vai ter reunião nenhuma, porque o Cristiano passou aqui agora disse que Davi não vai marcar reunião nenhuma, não tem condições de marcar a reunião e Fabrício [prefeito] nem na cidade tá. E ele falou que não tem data de previsão de pagamento, entendeu (sic)”, comenta no áudio.
A líder de equipe ainda destacou a ordem dada pelo empresário Davi, a qual que, quem não aceitasse o atraso, tem a opção de deixar a empresa. “E aí fica o critério de cada pessoa. Ele acabou de sair aqui passando essa informação pra minha equipe né, que não vai ter reunião, não tem condições, e não tem data prevista pra pagamento.
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Na última semana, a Prefeitura Municipal de Brumado publicoucontratos emergenciais que somam o valor de R$ 20.072.562,44.. O advogado e ex-candidato a prefeito da cidade, Guilherme Bonfim (PT), fez graves denúncias de superfaturamento nos contratos. Bonfim disse que os contratos são exorbitantes e estão bem acima da média dos valores praticados pela prefeitura na gestão passada.
“Serve pra confirmar o que falamos lá atrás sobre que o decreto de calamidade administrativa era cortina de fumaça para corrupção. Tudo foi majorado de forma desproporcional”, alegou. O advogado citou que o serviço de coleta de lixo teve o valor dobrado e que o dono da empresa responsável foi o principal cabo eleitoral do prefeito Fabrício Abrantes (Avante) durante a campanha.
“É o lixo mais caro da Bahia hoje. Como se explica isso? Não tá cheirando bem”, opinou. Além disso, conforme pontuou, antes, o serviço de alimentação era prestado por uma empresa da cidade e, agora, por uma empresa de fora e com os preços superfaturados. “É um valor absurdo”, apontou. Para Guilherme, a atual gestão está “passando a mão no dinheiro público”.
“Não existe calamidade financeira nenhuma porque, na casa de todo mundo, quando a conta aperta e entramos no vermelho, a gente reduz e renegocia os preços para pagar menos. Brumado é a única cidade que teve um decreto de calamidade pública e está pagando a mais pelos mesmos serviços praticados anteriormente.
Tem coisa muito errada aí. O nome disso é passar a mão no dinheiro público”, disparou. O ex-candidato a prefeito adiantou que irá procurar o Ministério Público Federal (MPF) para denunciar os contratos superfaturados. Caso comprovadas as denúncias, o gestor pode responder por ato de improbidade administrativa.
A prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Educação anunciou na última sexta-feira (07/02), a autorização para a realização do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025, destinado à contratação temporária de monitores escolares para atender alunos com necessidades especiais (PCDs) na rede municipal de ensino. Ao todo, serão ofertadas 80 vagas, com possibilidade de cadastro reserva.
A medida considera um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o município de Brumado, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Estadual, que permite a contratação temporária por meio de processos seletivos simplificados quando houver comprovação da necessidade temporária do serviço.
Além disso, a Procuradoria Geral do Município emitiu um parecer favorável à abertura do certame. Os candidatos selecionados atuarão no turno matutino, com cargas horárias diferenciadas: 20 vagas para jornada de 20 horas semanais; 30 vagas para jornada de 30 horas semanais; 30 vagas para jornada de 40 horas semanais. O edital com todas as informações sobre requisitos, inscrições, prazos e etapas do processo seletivo será divulgado em breve pela Secretaria Municipal de Educação.
A Prefeitura Municipal de Brumado impugnou os pregões eletrônicos para a alimentação e transporte dos alunos da rede municipal em 2025. As licitações seriam realizadas nesta sexta-feira (07). O pedido de impugnação ocorreu por meio de quatro empresas participantes. A empresa Alocar Construções & Transportes Ltda, apresentou impugnação referente ao percentual de frota própria conforme o item 18.14.2 e relatou sobre a idade mínima de frota, a exigência da apresentação da documentação de comprovação dos veículos deve ser feita no ato da assinatura do contrato.
Já a empresa Dias Silva Transportes e Construções Ltda, apresentou impugnação sobre a idade mínima dos veículos, e também relatou sobre a exigência comprovação de 70% da frota. Observa-se que no edital consta no Termo de Referência nas especificações mínimas para os veículos no inciso Vlll- veículos com no máximo 7 (sete) anos de uso, porém na minuta no edital na cláusula sétima, consta que os veículos devem ser de no máximo 15 (quinze) anos de uso.
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Desde o ano passado vem faltando água na rua Amâncio Leite, as vezes fica vários dias sem cair uma gota dágua nos reservatórios das residências, causando privações e transtornos aos contribuintes que tem de comprar o precioso líquido nas distribuidoras para beber e fazer comida, tendo que gastar as vezes o que não tem.
Os moradores já não aguenta mais esse descaso da Embasa, já não tem mais a quem recorrer para que o problema seja solucionado. Muitas famílias tem em casa crianças e idosos que ficam dias sem tomar banho, pois não tem como contratar um carro pipa para encher os seus reservatórios, o estranho é que a conta sempre chega e se não pagar eles mandar cortar a água do consumidor.