MENU

Salários variam de R$ 1.220,39 a R$ 3.227,78, pelo desempenho de atividades em jornadas semanais de até 40 horas. Foto: Divulgação
A prefeitura municipal de São Francisco do Conde, abriu nesta segunda-feira (1º) as inscrições para 634 vagas distribuídas em cargos de nível médio e superior. As inscrições podem ser feitas pelo site da empresa organizadora até o dia 15 de agosto. Serão preenchidas vagas de níveis Médio e Superior, nas funções de Agente de Apoio Educacional (73); Agente de Fiscalização de Trânsito (10); Agente de Fiscalização de Transporte (4); Fiscal de Obras (8); Fiscal de Controle Sanitário (1); Fiscal Ambiental (5); Técnico em Meio Ambiente (1); Analista Ambiental (1); Auditor Fiscal (3); Biólogo (1); Contador (5); Engenheiro Ambiental (2); Engenheiro Agrônomo (2); Fiscal de Controle Sanitário-Biólogo (1); e nas funções de Enfermeiro (1); Farmacêutico (1); Médico-veterinário (1); e Nutricionista (1); Agente de Apoio de Educação Infantil (90); Coordenador Pedagógico Escolar (70); Psicopedagogo (10); Assistente Social Escolar (3); Fisioterapeuta Escolar (2); Fonoaudiólogo Escolar (2); Nutricionista Escolar (5); Psicólogo Escolar (3); Terapeuta Ocupacional Escolar (3); Professor nas disciplinas de Artes (10); Ciências Biológicas (15); Dança (5); Educação Física Escolar (10); Educação Infantil (70); Educação Infantil/ Educação Especial (10); Ensino Fundamental I (80); Ensino Fundamental I/ Educação Especial (10); Filosofia (2); Geografia (10); História (10); Informática (10); Língua Brasileira de Sinais/ Libras (15); Língua Estrangeira/ Inglês (15); Língua Portuguesa (23); Matemática (20); Música (5); e Teatro (5). Os salários variam de R$ 1.220,39 a R$ 3.227,78, pelo desempenho de atividades em jornadas semanais de até 40 horas. O concurso terá validade de dois anos, e pode ser prorrogado, a critério do Município.

Foto: Divulgação
Cerca de 6.800 pés de maconha foram erradicados por prepostos da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Semiárido) em uma roça cultivada no distrito ribeirinho do São Francisco, Ibiraba, município de Barra, 673 km de Salvador. Uma denúncia anônima ajudou na localização da plantação, cujos pés tinham no máximo 30 cm de altura. De acordo com nota da PM, divulgada nesta segunda-feira, 1º, não havia ninguém no lugar no momento em que os policiais chegaram. O plantio era irrigado com água de uma lagoa marginal ao rio São Francisco, de forma rudimentar, com a utilização de baldes. Parte da droga foi incinerada na própria roça. O restante, junto com os utensílios, como baldes e bombas de aplicar herbicidas apreendidos, foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil na cidade de Barra. O trabalho dos policiais faz parte da Operação Terra Limpa, intensificada a partir do mês de junho e que desde o início deste ano já erradicou 159.819 pés de maconha na região do vale do São Francisco.

Júlia publicou no Facebook uma resposta ao médico Guilherme Capel, que zombou da forma como os pacientes falam. Foto: Reprodução/Facebook.
A médica mineira Júlia Rocha – que respondeu ao deboche de um médico após ele zombar de um paciente no interior de São Paulo e afirmou que existe ‘peleumonia’ – viu seu post render milhares de curtidas, comentários, mas também ataques racistas. Na noite deste domingo, a médica desabafou em uma nova publicação em seu perfil pessoal e disse estar em ‘estado de choque’. Em um post acompanhado de prints com ataques racistas, ela disse que não falaria nada, mas como vai ser mãe de “uma criança preta muito amada”, não poderia ficar calada. A médica e cantora, que também participou do The Voice, explicou que o post feito na última sexta-feira, em resposta ao médico paulista, era uma referência à forma como os pacientes contam suas dores. “Não citei nomes, não julguei.

Foto: Divulgação
A candidatura do ex-governador Nilo Coelho à prefeitura de Guanambi foi homologada neste sábado (30) na convenção municipal do PSDB, realizada na Câmara Municipal da cidade. No evento, foi confirmado o nome escolhido para vice na chapa, o empresário Felipe Duarte (PP), partido do vice-governador, João Leão. No mesmo local, foram realizadas as convenções municipais do próprio PP, PPS, PPL, PRB, PDT, PSDC, DEM, PTC e PMDB. As siglas anunciaram apoio à candidatura de Nilo e vão compor a coligação “Guanambi do Trabalho”. Participaram do ato o deputado federal Arthur Maia (PPS), o deputado estadual Luís Augusto (PP) e o secretário estadual da Agricultura, Vítor Bonfim (PDT) – o apoio do último gerou polêmica, após rumores de que a aliança poderia resultar no seu enfraquecimento político à frente da Seagri. Durante a cerimônia, foram apresentados os 60 candidatos a vereador da coligação.

Cantor se apresentou na madrugada deste sábado (30), em Roraima. Foto: Divulgação
O cantor Wesley Safadão se apresentou na madrugada deste sábado (30) em Boa Vista, em Roraima, e contou com uma situação nada agradável. Segundo informações do ‘G1’, o show foi marcado por som baixo e vaias do público. Tudo começou após a terceira música que Safadão puxou. O som foi reduzido e os fãs logo começaram a questionar “cadê o som?”, puxando em seguida diversas vaias. O músico seguiu com a apresentação, mas como as vaias persistiram, ele precisou interromper a performance para se justificar. Segundo Wesley, o problema teria sido motivado por respeito às normas ambientais, pois, de acordo com a organização do evento, a Companhia de Policiamento Ambiental (Cipa) fez uma solicitação para que o volume fosse reduzido. Constrangido, o artista afirmou não ter ficado satisfeito com a qualidade do som. O problema durou e algumas pessoas chegaram a jogar garrafas de água no técnico de som do cantor. Ele, então, pediu que elas parassem, já que o profissional não tinha culpa. De acordo com o ‘G1’, o problema durou cerca de 15 minutos e em seguida foi normalizado.

Foto: Reprodução/Facebook
“Existe peleumonia. Eu mesma já vi várias. Inclusive com febre interna que o termômetro não mostra”. Com essa resposta, a médica mineira Júlia Rocha, encerra o assunto que movimentou as redes sociais esta semana. Júlia também é cantora e participou do programa The Voice Brasil, da TV Globo, no ano passado. A mensagem dela, publicada no fim da noite de sexta, passava de 7 mil compartilhamentos no momento da publicação desta matéria. A polêmica começou depois que o médico Guilherme Capel publicou foto zombando da maneira como os pacientes falam. Na selfie, o profissional aparece com um receituário com o deboche: “Não existe peleumonia nem raôxis”. Depois que a polêmica viralizou e ele foi afastado das funções de plantonista do Hospital Rosa de Lima, em Serra Negra (SP), Gabriel pediu desculpas: disse que a imagem não passava de uma “brincadeira de Facebook” e pediu para não ser julgado. Em aula de humanidade e respeito, a resposta de Júlia incorpora oralidades típicas da língua portuguesa no Brasil e cita disintiria, quebranto, mal olhado, impíngi, cobreiro, vento virado, ispinhela caída. A médica continua: “Eu tô aqui pra mode atestá. Quem sabe o que tem é quem sente. E eu quero ouvir ocê desse jeitinho. Mode a gente se entendê. Por que pra mim foi dada a chance de conhecê as letra e os livro. Pra você, só deram chance de dizê.” E conclui: “Pode dizê. Eu quero ouvir.”

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade
Após quase seis meses sem acontecer uma trovoada na capital do minério, neste domingo (31), tempo amanheceu nublado com temperatura baixa em torno de 19°c com sensação térmica de 18°c umidade 80% com vento N 3m/s, com chuva miúda, para a alegria do sertanejo acostumado com calor e sol forte durante o ano inteiro. O município de Brumado se encontra em estado de emergência devido ao período de estiagem prolongado, e os reservatórios do interior do município, vêm sofrendo com perda de água devido ao forte calor neste período do ano. O Exército Brasileiro vem monitorando o abastecimento de água em algumas localidades da zona rural através de caminhão pipa. Algumas aguadas do município ainda contém água suficiente para chegar até o final de ano, portanto toda chuva que vier será muito bem vinda, pois irá revitalizar as pastagens esperanças do bravo guerreiro homem do campo.

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade
O presidente interino Michel Temer assinou uma medida provisória nesta sexta-feira (29) abrindo crédito extraordinário de quase R$ 790 milhões para o combate à seca. O montante será destinado para ações em estados da região Nordeste e também poderá ser usado em desastres naturais e situações de emergência. A matéria deve ser publicada no Diário Oficial da União da segunda-feira (1º). Temer chegou a fazer uma consulta junto ao Tribunal de Contas da União para garantir que poderia editar uma medida provisória de relevância e urgência para abrir o crédito extraordinário. A intenção é evitar uma acusação de crime de responsabilidade. O processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff tem como uma das bases a edição de decreto de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional.

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade
Ocorreu durante todo o dia deste sábado (30), na Câmara de Vereadores de Brumado, a Convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB), com a presenças dos representantes dos Partidos do PDT, PSDB, PPS, PEN e PR, e contou com a participação de várias autoridades, militantes e simpatizantes. A grande expectativa da noite foi a decisão do PTC quanto a participação na coligação do grupo encabeçado por Vasconcelos, o que não aconteceu, deixando o vereador Santinho em uma situação muito difícil para sua reeleição no pleito, pois o pré candidato a prefeito Carlinhos Moura não abriu mão de sua candidatura. O prefeito Aguiberto Lima Dias, o grande articulador da composição da chapa majoritária, chegou acompanhado de sua comitiva e foi recepcionado pelos pré candidato Eduardo Vasconcelos e o vice Édio Continha, que agradeceram o grande apoio do prefeito e seu grupo na composição da chapa. Os convencionais presentes e a plenária lotada, ouviram os pronunciamentos dos representantes dos partidos atentamente e aplaudiram de pé quando foi anunciado o nome de Eduardo Vasconcelos para prefeito de Brumado. O evento foi encerrado às 21h, após acontecer o pronunciamento do pré candidato do PSB.

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Foto: Divulgação
A trabalhadora rural Elza Neves Brito, 49 anos, morreu vítima de H1N1, no início do mês de julho no município de Malhada de Pedras, no Centro-Sul da Bahia. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (29), pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Segundo a Sesab, este foi o primeiro caso com morte em decorrência de H1N1 neste semestre. No Estado, foram confirmados 110 casos da doença e 26 mortes este ano. Ainda de acordo com informações da Sesab, Elza foi levada para uma unidade local e depois transferida para Brumado, onde ficou internada por cinco dias.