MENU

A vice-presidente dos Estados Unidos e pré-candidata à presidência pelo Partido Democrata, Kamala Harris, usou sua conta no X, antigo Twitter, nesta quinta-feira (25), para cutucar Donald Trump sobre uma possível resistência dele em comparecer ao debate do dia 10 de setembro na emissora ABC. A informação é de uma matéria do Metrópoles.
“Trump concordou com um debate em 10 de setembro. Agora parece que ele está recuando. Os eleitores merecem ver a tela dividida que existe no palco do debate. Estou pronta. Então vamos”.
O Metrópoles aponta que a afirmação de Kamala ocorreu após Donald Trump afirmar, na terça-feira (23), que não teria problemas em debater com Kamala Harris. Porém, após confirmar presença no debate da rede de televisão ABC antes de Biden desistir da candidatura, Trump agora diz “não se sentir confortável com a emissora”.
Ainda segundo Metrópoles, Trump ainda disse que a emissora é uma rede de “notícias falsas” e que não está “entusiasmado com a ABC”. Antes, Trump disse a repórteres em uma coletiva de imprensa organizada pelo Comitê Nacional Republicano que queria debater com Kamala. “Eu concordei em debater com Joe Biden. Mas eu quero debater com ela, e não será diferente porque eles têm as mesmas políticas. Na verdade, eu estaria disposto a fazer mais de um debate”, disse.
Ao ser questionado, o conselheiro sênior da campanha de Trump, Jason Miller, disse a Lester Holt, da NBC News, no domingo que “definitivamente haverá outro debate”, acrescenta o Metrópoles.

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, durante convenção que confirmou o prefeito Bruno Reis candidato à reeleição, nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções da cidade, destacou a importância da continuidade do trabalho realizado pelo atual gestor na capital baiana.
“Para mim é motivo de muito orgulho ver tudo que Bruno construiu por Salvador nos últimos quatro anos e o grande líder político que ele se tornou. É claro que em 2020 a cidade principalmente acreditou em um pedido meu, sabia da minha responsabilidade quando eu apoiei Bruno e sabia que se ele não tivesse feito esse grande trabalho, eu iria acabar pagando um preço alto por isso. Então, chegamos agora, a gente vê um grande prefeito com a melhor avaliação entre todos os prefeitos de capital do Brasil, com a luz própria, com o brilho próprio e eu acho que a eleição agora, em 2024, vai ser uma eleição, se Deus quiser, mais fácil até do que a de 2020, quando ele teve 64% dos votos, porque a cidade já o conhece, já conhece o seu trabalho, já confia nele e sabe que ele merece mais 4 anos à frente da prefeitura”, disse Neto a jornalistas.
Leia mais »

Os números de apreensões de cigarros eletrônicos feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no país em pouco menos de sete meses neste ano já ultrapassam o total apreendido em todo o ano passado. A soma de unidades apreendidas até esta quarta-feira (24) é de 493,2 mil, das quais 417,7 mil somente no Paraná, o que representa 84,7% do total. Em todo o ano passado, foram 230,1 mil unidades apreendidas, contra 51,2 mil no ano anterior.
Na noite de terça-feira (23) ocorreu a maior apreensão já feita pela PRF, segundo a corporação, numa operação também no Paraná. Proibidos de serem comercializados no país por decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os cigarros eletrônicos estão cada vez mais presentes nas apreensões principalmente dos órgãos que atuam na fronteira paranaense do Brasil com o Paraguai.
Leia mais »

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota reforçando que as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A orientação foi dada nesta quarta-feira (24).
A edição do segundo semestre, que vai oferecer quase 244 mil bolsas (parciais e integrais) em instituições de ensino superior, está com inscrições abertas até a sexta-feira, 26.
Para se inscrever, o candidato precisa ter uma conta no portal gov.br e apresentar uma série de informações, como dados pessoais e do grupo familiar, endereço de e-mail e número de telefone válidos, tipo de bolsa desejada e até duas instituições.
Leia mais »

Isaquias Queiroz, atleta baiano que fez história ao conquistar três medalhas em uma única edição olímpica, foi escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para ser porta-bandeira na abertura das Olimpíadas de Paris 2024, marcada para o dia 26 de julho, em um desfile que percorrerá as margens do Rio Sena.
“Fico muito feliz de poder representar minha Bahia, meu Nordeste, o Brasil inteiro. Vai ser uma cerimônia incrível. Principalmente por poder representar minha modalidade, ainda tímida no Brasil. Botar nossas garrinhas para fora. Com certeza, depois de Paris, o pessoal vai ter mais conhecimento sobre essa grande modalidade. É uma experiência incrível poder representar o meu país. Eu tive a oportunidade no Rio de fazer o fechamento. Mas agora, ser o porta-bandeira na abertura, vai ser uma coisa muita especial”, declarou Isaquias.
Leia mais »

O Esporte Clube Bahia divulgou que se manifestou junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contra a mudança no calendário dos próximos jogos do Esquadrão. O jogo entre Bahia x Internacional, que seria realizado dia 29 (segunda-feira), foi antecipado para sábado (27), às 20h, por conta das partidas pela Copa do Brasil.
Confira a nota na íntegra: O Esporte Clube Bahia SAF vem a público manifestar seu descontentamento em relação à mudança no calendário dos próximos jogos do Esquadrão.
O Bahia encaminhou na noite desta segunda-feira um ofício para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), questionado a mudança da tabela, com a antecipação da partida contra o Internacional, válida pela Campeonato Brasileiro, do dia 29 para o dia 27, com prejuízo direto ao clube.
Leia mais »

A partir desta segunda-feira (22), eleitores interessados em alterar temporariamente seção ou local de votação podem fazer a solicitação junto à Justiça Eleitoral. A medida vale apenas para mudanças para seções localizadas no mesmo município em que o eleitor esteja inscrito. O primeiro turno das eleições municipais de 2024 será no dia 6 de outubro.
O prazo para a solicitação da transferência temporária encerrará no dia 22 de agosto. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a transferência temporária só pode ser requisitada por eleitores em situação regular no cadastro eleitoral.
Ela é adotada com o intuito de “permitir que pessoas, em razão do trabalho, de dificuldades de locomoção ou por estarem privadas provisoriamente de liberdade, possam votar em seções eleitorais diferentes das que estão registradas”.
Quem pode solicitar – Entre os eleitores que podem pedir a transferência temporária estão presos provisórios e adolescentes em unidades de internação; militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço; pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida; indígenas, quilombolas, integrantes de comunidade tradicional ou residentes em assentamento rural; juízes (inclusive auxiliares), servidores da Justiça Eleitoral e promotores eleitorais. Mais detalhes sobre a transferência temporária de local de votação podem ser obtidas no site do TSE.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda-feira (22), que ficou assustado com a retórica usada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e pediu respeito ao processo democrático e ao resultado das eleições presidenciais no país, marcadas para o próximo domingo (28).
“Eu fiquei assustado com a declaração do Maduro dizendo que, se ele perder as eleições, vai ter um banho de sangue. Quem perde as eleições toma um banho de voto. O Maduro tem que aprender, quando você ganha, você fica; quando você perde, você vai embora”, afirmou Lula, em entrevista a agências de notícias internacionais no Palácio da Alvorada.
A fala de Maduro foi feita em um comício na semana passada. O presidente venezuelano, que disputa a reeleição, afirmou a seus eleitores que a Venezuela poderia cair em um “banho de sangue, em uma guerra civil fratricida”, se ele não fosse reeleito.
Leia mais »

Organizações da sociedade civil, especialistas e representantes de universidades e de organismos internacionais debatem, de segunda (22) a sexta-feira (26), um modelo de Estado socialmente justo que garanta o desenvolvimento sustentável. O evento States of the Future (Estados do Futuro, em inglês) ocorre na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.
O encontro ocorrerá paralelamente à reunião de ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana). A reunião do G20 só começa na quarta-feira (24), mas os vice-ministros, secretários e diretores dos ministérios de Finanças e dos Bancos Centrais fazem reuniões preparatórias na segunda e na terça-feira (23).
A programação terá conferências magnas e painéis em formato de talk-show. Entre os políticos confirmados, estão o presidente eleito do Conselho Europeu e ex-primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, e a ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet.
Leia mais »

O presidente dos EUA, Joe Biden, 81 anos, encerrou sua campanha de reeleição neste domingo (21), após colegas dos democratas não acreditarem mais em sua acuidade mental.
Em uma publicação no X, antigo Twitter, ele afirmou que manterá seu papel como presidente e comandante-chefe até o fim de seu mandato em janeiro de 2025 e que irá se dirigir à nação esta semana.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E, embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que seja do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre apenas no cumprimento de meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu.