Arquivos Notícias — Página 161 de 1356 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Notícias — Página 161 de 1356 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Domingo, 28 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Caixa Econômica poder não ter recurso para financiar casa própria em 2025

24 maio 2024 | 0:31

A Caixa detém quase 70% do mercado de crédito imobiliário do país. Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal não descarta a possibilidade de faltar de recursos para a concessão de financiamento imobiliário a partir do ano que vem. A Caixa detém quase 70% do mercado de crédito imobiliário do país.

Em coletiva de imprensa na semana passada, o presidente do banco, Carlos Vieira, afirmou que “os recursos estão no limite da capacidade de financiamento da habitação”. Ele cobrou do governo federal alternativas para que não haja uma crise no setor.

Com a alta da Selic nos últimos anos, e regastes recordes na caderneta de poupança —de onde vem a maior parte dos recursos para habitação, o banco estatal preencheu o espaço ocupado pelos bancos privados e teve que aumentar a sua captação por meio de LCIs (letras de crédito imobiliário), que são mais caras.

Uma saída seria a emissão de títulos verdes. O banco prepara sua primeira emissão no exterior. Ainda não há um valor definido. O vice-presidente de sustentabilidade e cidadania digital da Caixa, Paulo Rodrigo, disse, na coletiva, que o banco terá um road show (apresentações a investidores) nos Estados Unidos e que o valor vai depender dos interesses dos investidores.

A carteira de crédito da Caixa atingiu R$ 1,144 trilhão, sendo 65,9% correspondente à carteira imobiliária, que encerrou o trimestre com saldo de R$ 754,3 bilhões. O resultado mostra um crescimento de 14,4% em 12 meses.

Desse total, R$ 438 bilhões foram de recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviços) e R$ 316,3 bilhões de recursos do SPBE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo).

Tags:

Mulher de 58 anos morre durante prova de vida em agência do INSS

24 maio 2024 | 0:24

O Samu foi acionado para socorrer a mulher, mas ela não resistiu. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após passar mal enquanto fazia a prova de vida no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma mulher de 58 anos morreu nesta quinta-feira (23). O caso aconteceu em uma agência de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

A Secretaria Municipal da Saúde da cidade informou que a aposentada foi até a agência do INSS, localizada no Parque Industrial, para passar pela avaliação, prática de rotina adotada pelo órgão para concessão e manutenção de benefícios.

No entanto, ao chegar na unidade funcionários perceberam que a mulher começou a passar mal e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os socorristas perceberam que ela já não apresentava sinais vitais e confirmaram a morte. A mulher já tinha problemas de saúde. O caso foi classificado como morte natural pela Polícia Civil.

Tags:

Claro é multada em quase R$1 milhão por publicidade enganosa sobre 5G

24 maio 2024 | 0:15

Em nota, a empresa afirmou que não comenta decisões administrativas e que recorrerá da decisão. Foto: Redes Sociais/Claro

A empresa de telefonia Claro foi multada no valor de R$ 922,8 mil, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20). A multa foi aplicada pelo diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Vitor Hugo do Amaral Ferreira.

Segundo o documento, a punição à operadora se deve a falha na prestação de informações corretas, claras, precisas e ostensivas, publicidade enganosa, mensagens publicitárias referentes a 5G que induziram os consumidores ao erro, por não informarem com clareza e adequação as limitações da tecnologia DSS, entre outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor.

Em nota, a empresa afirmou que não comenta decisões administrativas e que recorrerá da decisão. O DPDC, órgão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, determina à empresa recolher o valor definitivo da multa em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).

“Transcorrido o prazo recursal sem interposição de recurso pela representada, remetam-se os autos à Coordenação-Geral de Administração, Orçamento e Finanças (CGAOF), para verificar o pagamento da multa. Não havendo, nos autos, comprovação de recolhimento da multa, eles devem ser encaminhados à Coordenação-Geral de Consultoria Técnica e Sanções Administrativas (CGCTSA), para requerer à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) a inscrição do débito, vencido e não pago, em Dívida Ativa da União (DAU)”, cita o despacho.

Tags:

Eleições 2024: TSE permite a distribuição de santinhos em feiras livres

24 maio 2024 | 0:04

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (23) e passa a valer a partir deste ano. Foto: Mateus Soares

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a distribuição de santinhos por candidatos a cargos políticos em feiras livres, desde que não cause poluição visual e comprometa a aparência dos bens de uso comum. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (23) e passa a a valer a partir deste ano.

De acordo com a relatora, a ministra Cármen Lúcia, esta é uma prática comum. “Acho difícil que a gente possa dizer que, nessas feiras livres, o candidato não possa circular e, circulando, não possa entregar panfletos ou santinhos”, afirma a ministra.

O parecer veio a partir de um caso no TSE. O deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) e o deputado distrital Iolando Almeida de Souza (MDB-DF) foram acusados pelo Ministério Público de realizarem propaganda eleitoral irregular, após distribuírem santinhos em feira livre na campanha de 2022.

Levados ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), os emedebistas foram condenados a pagar uma multa, Prudente pagaria R$ 4 mil e, Souza, R$ 2 mil. Eles recorreram a decisão levando o caso ao TSE, que, por unanimidade, decidiu retirar a pena e padronizar a permissão de distribuir santinhos em feiras livres para as próximas eleições.

Tags:

Petrobras deve ter nova presidente nomeada nesta sexta (24)

23 maio 2024 | 0:34

A última etapa será cumprida na sexta-feira (24), quando a indicação será analisada pelo conselho de administração. Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Indicação do presidente Lula à presidência da Petrobras, Magda Chambriard foi aprovada nesta quarta-feira (22) por comitê interno que avalia os candidatos à alta administração da estatal, finalizando a penúltima etapa antes de sua nomeação.

A última etapa será cumprida na sexta-feira (24), quando a indicação será analisada pelo conselho de administração, praticamente sem chance de derrota, já que o governo tem a maioria dos representantes do colegiado.

Em nota, a companhia afirmou que o comitê “considerou que a indicação da Sra. Magda Chambriard preenche os requisitos necessários previstos nas regras de governança da companhia e legislação aplicável”. Portanto, prossegue, ela foi considerada elegível tanto para o conselho de administração quanto para a presidência da companhia.

Leia mais »

Tags:

‘A cultura é fundamental em nossa atividade econômica’, diz secretário

23 maio 2024 | 0:15

Pedro Tourinho defende mais incentivos para o setor. Foto: Camila Vieira

por Camila Vieira / Reinaldo Oliveira

O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho afirmou em entrevista à imprensa durante o lançamento da Agência do Trabalhador da Cultura nesta quarta-feira (22), que o setor cultural é de extrema importância para movimentar a economia.

“A cultura é fundamental em nossa atividade econômica. Então a gente também tem que ter uma perspectiva econômica em relação à cultura e não é só o fomento. O fomento, a capacitação, geração de negócios, formalização”, afirma Tourinho.

O gestor da pasta responsável pela cultura soteropolitana ainda declarou que o equipamento que oferecerá atendimentos gratuitos a trabalhadores e empreendedores da cultura, contribuirá para a profissionalização da cadeia produtiva da cultura em Salvador.

Leia mais »

Adolescente de 16 anos mata pais e irmã após discussão

21 maio 2024 | 0:31

O jovem usou a arma do pai, que era guarda civil, para atirar na família. Foto: Redes Sociais

Com a arma do pai, um adolescente de 16 anos matou os pais adotivos e a irmã a tiros. O crime foi praticado após uma briga em família, na Vila Jaguara, na zona oeste de São Paulo, na sexta-feira (17). De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, o bate-boca foi motivado pela proibição do uso do celular e do computador.

O crime só foi comunicado pelo próprio adolescente no domingo (19). Os corpos foram encontrados em estado de decomposição. O adolescente ligou para a polícia e comunicou o fato. De acordo com informações do boletim de ocorrência, o autor do crime relatou que tinha uma relação difícil com os pais, marcada por recorrentes desentendimentos.

Na quinta, 16, em uma nova discussão, os pais teriam chamado o filho de vagabundo e tomado o celular em seguida. Por causa disso, o jovem teria faltado a uma apresentação na escola. O jovem usou a arma do pai, que era guarda civil.

A primeira vítima foi o pai, baleado pelas costas. Na sequência, o adolescente atirou na irmã. Por volta das 19h, o autor dos disparos abriu o portão de casa para a mãe e atirou nela.  O caso foi registrado no 33° DP como ato infracional de homicídio, feminicídio, posse de arma e vilipêndio a cadáver. O jovem foi apreendido e levado para a Fundação Casa.

Tags:

Exército reduz número de armas que agentes de segurança podem comprar

21 maio 2024 | 0:17

A partir da nova portaria, publicada nesta segunda-feira (20), os agentes poderão adquirir apenas quatro armas. Foto: Pixabay

O Exército diminuiu a quantidade de armas que integrantes das Polícias Militares, dos Corpos de Bombeiros Militares e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República podem comprar. A portaria publicada nesta segunda-feira (20) determina que os agentes só poderão adquirir apenas quatro armas de fogo, e não seis como antes.

A nova portaria define que os agentes podem comprar até quatro armas de fogo, quando em serviço ativo, das quais até duas poderão ser de uso restrito (sendo apenas uma portátil, de até 12 calibres).

Os oficiais aposentados poderão comprar até duas armas de fogo de uso permitido. Essa nova portaria substitui uma publicada em janeiro deste ano. Nela, o Exército emitiu autorização para que polícias e bombeiros militares pudessem ter até seis armas de fogo em casa, sendo cinco de uso restrito.

Tags:

Mega-Sena: Ninguém acerta dezenas sorteadas e prêmio acumula para R$ 37 milhões

20 maio 2024 | 6:14

Números sorteados foram 27 – 45 – 49 – 53 – 55 – 59. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Ninguém acertou os números sorteados do concurso 2.726 da Mega-Sena. Agora, o prêmio acumulado a ser pago no próximo sorteio, na terça-feira (21), é de R$ 37 milhões. 

O sorteio foi realizado na noite de sábado (18), em São Paulo. As dezenas sorteadas foram 27 – 45 – 49 – 53 – 55 – 59. Na quina, houve 48 apostas ganhadoras. Os vencedores vão embolsar R$ 69.387,92.

Na quadra, 3.858 bilhetes foram premiados, sendo o valor de R$ 1.233,28 a cada vencedor.

Tags:

Bolsonaro faz balanço de gestão como presidente e critica governo atual

20 maio 2024 | 0:23

Ex-presidente relembrou de ter deixado o governo com superávit de R$ 54 bilhões. Foto: Renato Pizzutto | Band

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), usou as redes sociais neste domingo para fazer balanço sobre sua gestão como presidente da república. “O governo de Jair Bolsonaro fechou seu mandato com um superavit de cerca de R$54 bilhões, mesmo passando por uma pandemia histórica, secas e uma guerra na Europa que desestabilizou o mercado internacional”, escreveu. 

Bolsonaro ainda criticou o governo do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre os gastos das contas públicas, que segundo ele estão “esfaceladas”.  

“Hoje, o que vemos? Gastança desenfreada e uma deterioração sistemática das contas públicas. Já estamos na marca de R$1 trilhão de déficit (sem uma pandemia e sem guerra) com a criação de mais um Ministério, chegando a 39, se igualando ao Governo Dilma, enquanto em nossa gestão reduzimos os mesmos para 23.

Atualmente o cenário é de contas esfaceladas, aumentos explosivos de impostos e sem nenhum retorno visível para a maioria dos Brasileiros. É preciso perguntar, onde estaremos em mais alguns anos? Estatizados até o talo, o povo totalmente dependente do estado e quebrados”, escreveu o ex-presidente.

Tags: