MENU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, nesta terça-feira (14). Para o posto, será indicada a engenheira civil Magda Chambriard, que foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ( ANP) no governo de Dilma Rousseff (PT).
O nome dela ainda precisa ser aprovado pelo Conselho de Administração da estatal, que é a maior empresa do país. Prates enfrentou, nos últimos meses, uma crise na Petrobras, especialmente depois que o Conselho de Administração decidiu reter R$ 43 bilhões em lucros extraordinários obtidos pela empresas e não os repassar aos acionistas de imediato.
Prates disse a investidores que preferia ter distribuído 50% do valor, mas foi voto vencido. No fim, ele se absteve na votação. No dia da decisão, as ações fecharam em queda de 10,5%, o que significou perda de valor de mercado de R$ 55 bilhões em apenas um dia.
Posteriormente, em abril, a companhia decidiu pagar 50% do valor aos acionistas. O CEO da Petrobras enfrentou nos últimos meses intensa fritura interna no governo, acumulando disputas com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O presidente Lula tem sido duramente criticado pela família Bolsonaro, através de comentários postados nas redes sociais. Mesmo hospitalizado, o ex-presidente Jair Bolsonaro tem atacado a conduta do presidente durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul.
Os filhos Eduardo e Flávio Bolsonaro também têm publicado críticas em suas páginas na internet. Em publicações nas redes sociais, o clã bolsonarista exalta a gestão do ex-presidente durante a pandemia da Covid-19 e critica Lula.
“Lula foi no RS ficou por três horas e foi embora; Lula ri durante coletiva de imprensa sobre tragédia no RS”, diz o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Na última segunda-feira (13), o deputado federal Eduardo Bolsonaro se posicionou.
“Alguns me falam com tristeza ‘poxa Eduardo, Presidente @jairbolsonaro deu azar pegando uma pandemia. Vendo a resposta do Lula agora no caso do RS eu penso: demos foi é sorte! Imagina o que seria do Brasil e dos brasileiros com Lula presidindo-o na pandemia!”, escreveu.

O concurso 2.724 da Mega-Sena sorteia, nesta terça-feira (14), o prêmio de R$ 2,5 milhões. O sorteio ocorre a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço da Sorte, na Avenida Paulista, em São Paulo.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo país ou pela internet. O bilhete simples, com seis dezenas, custa R$ 5.
A transmissão do sorteio será feita pelo canal Caixa no YouTube e no Facebook das loterias Caixa.

Aconteceu ontem dia (13) de maio na quadra da (ENSF) Escola Nossa Senhora de Fátima, na Avenida Otávio Mangabeira, 288 Centro a celebração de 149 anos de seu aniversário, onde a grande homenagem foi a santa Nossa Senhora de Fátima, patrona da escola.
Os festejos teve início na igreja matriz, com a saída do andor com a santa rumo as dependências da escola, acompanhada dos pais, alunos amigos e devotos de Nossa Senhora de Fátima. Na quadra da escola foi realizada uma missa com o padre Osvaldino em homenagem a Santa e as Mães presentes.

Em seguida foi realizada uma encenação teatral do surgimento da Santa com os alunos da ENSF. Em seguida aconteceu homenagens e apresentação musical e coral dos alunos da ENSF.


Natural de Ubaitaba, na Bahia, o campeão olímpico Isaquias Queiroz brilhou na I Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade disputada em Szeged (Hungria) com a conquista de duas medalhas de ouro, na prova do C1 1000 metros, categoria que está no programa dos Jogos de Paris, e na disputa do C1 500 metros, que não é olímpica.
“Eu estou muito feliz, eu achei uma prova muito legal, bem pegada ali no começo, mas bem controlada e no final deu para abrir vantagem em relação aos meus adversários. Como eu sempre falei, o nosso objetivo é Paris [Jogos Olímpicos], não era essa Copa do Mundo, aqui é um ponto chave para saber como está o nosso trabalho para continuar os treinamentos no Brasil”, declarou Isaquias após a conquista do título do na prova do C1 1000 metros no último domingo (12).
Outro destaque da equipe brasileira em Szeged foi o bronze da dupla brasileira formada por Gabriel Assunção Nascimento e Mateus Nunes Bastos dos Santos remando no C2 1000 metros. “Estou muito alegre em ficar em terceiro lugar, é importante essa experiência para a gente e ainda mais voltar com uma medalha no peito”, afirmou Mateus.

Um dia após vencer a C1 500m (prova que não estará nos Jogos Olímpicos de Paris-2024), Isaquias Queiroz triunfou também na C1 1000m da Copa do Mundo da Canoagem Velocidade de Szeged, na Hungria, neste domingo (12).
O baiano completou a final em 3min45s84, mais de um segundo à frente do francês Adrien Bart, segundo colocado com 3min47s23. O atleta neutro Zakhar Petrov completou o pódio com 3min47s32. Matheus Nunes dos Santos, outro brasileiro na prova, ficou em sétimo lugar na semifinal com 4min03s52 e não avançou para a disputa de medalhas.
Campeão na Olimpíada de Tóquio-2020 no C1 1000m, Isaquias soube controlar seu ritmo para conquistar mais uma medalha de ouro na competição húngara. Nas classificatórias de sábado (11), ele venceu sua bateria e fez o sexto melhor tempo do dia. Depois, na semifinal, já conseguiu o melhor tempo de todas as baterias para garantir vaga na decisão.
Leia mais »

Quatro líderes de facções criminosas de Feira de Santana foram transferidos na manhã deste domingo (12), da Penitenciária local para o Presídio de Segurança Máxima de Serrinha, como resultado da ‘Operação Controle’.
Eles são apontados como responsáveis pelo comando dos homicídios ocorridos na cidade nos últimos dias. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e quatro de transferência. As lideranças ficarão custeadas em Serrinha sob o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Nas celas, foram aprendidos celulares, acessórios de telefone e facas.
A operação foi deflagrada pelo Ministério Público da Bahia; pela Secretaria de Segurança Pública (SSP); pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap); pela Polícia Civil e pela Polícia Militar.
De acordo com as investigações, os homens transferidos para Serrinha mandaram matar rivais e orquestraram os ataques, que resultaram nas mortes registradas no município na última semana. O objetivo seria ampliar território de atuação das facções. A transferência tem o objetivo de isolar as lideranças, tirando-lhes a possibilidade de comunicação com demais integrantes das facções.
Os mandados foram expedidos pelo Plantão Judiciário, acatando requerimento realizado pelo Gaeco em conjunto com promotores de Justiça plantonistas. O material apreendido será submetido a conferência e análise pelo Gaeco e Seap, e posteriormente, encaminhado aos órgãos competentes para adoção das medidas cabíveis.

A cerimônia de transferência de cargo marcou, neste sábado (11), no Centro de Operações e Inteligência de Segurança (COI), em Salvador, o início do exercício de quem será a governadora da Bahia pelos próximos sete dias: a presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) Cynthia Resende. O governador Jerônimo Rodrigues estará na próxima semana em missão internacional na Holanda, Bélgica e Alemanha e retorna na próxima sexta-feira (17).
A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende é natural de Aracaju, a quarta mulher a assumir a presidência do TJ-BA e a terceira governadora interina do estado. O ato simbólico, ressalta também a capacidade de gestão e o potencial das mulheres para o exercício político.
“Hoje ela está nesse lugar de governadora porque ela percorreu uma trajetória dentro do TJ e assim assumiu a presidência. E é fundamental porque as crianças, as meninas irão ver nela e ter nela uma inspiração. Da mesma forma que têm em mim, uma pessoa do interior, da zona rural, para chegar nesses lugares. As pessoas se movem pelos sonhos e por bons exemplos”, reforçou o governador.
No exercício da gestão estadual a partir de hoje, Cynthia Resende avaliou que assumir o cargo do executivo fortalece a confiança no poder judiciário, fundamental para a criação e fiscalização das leis. “É uma grande responsabilidade assumir o cargo de governadora de estado, mesmo interinamente e, ao mesmo tempo, é uma confiança do executivo no Tribunal de Justiça”, concluiu a governadora em exercício.
Graduada em Direito, pela Universidade Católica do Salvador, a governadora está no TJ-BA desde 1984, quando foi aprovada no concurso público para o cargo de juíza e iniciou a carreira na Comarca de Brejões, no Vale do Jiquiriçá. Do ato de transmissão de cargo participaram também secretários de estado, deputados estaduais, federais, desembargadores e outros representantes dos três poderes baianos.

As eleições municipais já começam a produzir lances importantes em Brumado. O pré-candidato a prefeito Fabrício Abrantes, do AVANTE, usou suas redes sociais para mostrar capacidade de articulação e anunciou obras para Brumado.
“É com muita alegria que venho aqui, anunciar obras que poderão trazer novos empregos e oportunidades para o povo de Brumado”, anunciou Fabrício. As benfeitorias conquistadas por Fabrício são o resultado de um intenso trabalho de articulação junto ao deputado federal José Rocha (UB), através do CODEVASF.
“São emendas parlamentares para a requalificação ou construção de quatro praças, que beneficiarão a população dos bairros de Olhos D’Água, URBIS II, São Felix e Rua Estação. Mais quatro áreas de convivência para as famílias brumadenses, trazendo lazer, saúde e espaços infantis pra nossa criançada”, ressaltou Fabrício.
Segundo o pré-candidato a prefeito de Brumado. Esses equipamentos comunitários irão levar esporte, lazer e cultura para os bairros, melhorando também qualidade de vida das pessoas.
Leia mais »

Com o divórcio batendo recordes anualmente e posterior união com novas parceiras, os homens vasectomizados podem ter novamente a chance de serem pais. “Recebemos muitos homens que querem ter filhos com outras companheiras ou até mesmo após ficarem viúvos. Eles então recorrem à reversão, que é uma microcirurgia segura e dá ao paciente a possibilidade de ser pai “, explica o urologista Eduardo Lopes, especialista em reversão de vasectomia.
A microcirurgia de reversão de vasectomia é simples. O paciente se interna em um day hospital de manhã e sai de tarde, em uma cirurgia que dura cerca de 1 a 2 horas, geralmente com anestesia peridural (na coluna). “A cirurgia é parecida com a da vasectomia, pois o corte é no mesmo local, só um pouco maior, e não é invasiva. Depois de um mês, com tudo cicatrizado, o paciente já pode voltar a ter relações sexuais”, destaca o urologista.
O tempo em que foi realizada a vasectomia é importante, mas há outros fatores que podem impactar o resultado. “Se queimaram o tubo com bisturi elétrico pode ter causado fibrose excessiva de um longo seguimento, que precisará ser removido, para fazer uma nova emenda na parte boa. A produção de novos espermatozoides depende principalmente dos testículos voltarem a produzir”, explica Lopes. Há casos em que o paciente tinha mais de 20 anos de vasectomizado e a produção de espermatozoide voltou com qualidade.