MENU

O Brasil deve enfrentar uma nova onda de calor neste final de semana. É o que indica uma nova previsão divulgada, nesta sexta-feira (21), pelo Climatempo, que aponta a elevação das temperaturas até a próxima quinta-feira (27).
Segundo a previsão, o fenômeno deve atingir os estados do Sul do país, principalmente o Rio Grande do Sul, o oeste e sul de Santa Catarina e o Paraná. As regiões podem chegar a 40º C, de acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A nova onda de calor é a terceira deste ano no país. A primeira ocorreu entre os dias 17 e 23 de janeiro e a segunda entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas localizadas também no Rio Grande do Sul. O fenômeno é caracterizado quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5º C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos.
Leia mais »

Um grupo de imortais tem insistido em convencer o cantor e compositor baiano Caetano Veloso a ser candidato à vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL), aberta com a morte de Cacá Diegues, mesmo tendo o baiano já recusado o convite. As Inscrições de eventuais candidatos a esta vaga começam no dia 13 de março e a eleição será só no dia 30 de abril.
Segundo a coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo, tem gente que espera uma resposta definitiva de Caetano para decidir se entra na disputa ou não. É o caso do professor Cristovam Buarque, que foi ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Lula, além de ter sido eleito senador em 2002 e governador do Distrito Federal de 1995 a 1998. Cristovam publicou 33 livros, a maioria sobre Educação.
Enquanto o quadro não se define, mais dois nomes circulam entre os imortais: Míriam Leitão e Nelson Motta. Ela está entre os jornalistas brasileiros com maior número de prêmios de todos os tempos, incluindo “Maria Moors Cabot”, da Universidade de Columbia, EUA. É autora de 11 livros, entre eles “Saga Brasileira”, ganhador do Jabuti de Livro de 2012.
Já o multimídia Nelson Motta tem grande projeção nos meios culturais. É autor de 18 livros, 300 músicas, 5.000 colunas de jornal e 5 musicais de teatro. Seu avô, Candido Motta Filho (1897 /1977), ministro do STF, também pertenceu à academia, ocupante da cadeira 5.

Bahia e Juazeirense se enfrentam neste sábado (22), às 18h30, na Arena Fonte Nova, em confronto válido pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Baiano.
O Bahia, invicto com o time principal em 2025, chega embalado pelo empate na altitude contra o The Strongest, pela pré-Libertadores. Classificado, o Tricolor ainda busca a liderança para decidir em casa, o cenário seria vencer o Juazeirense e torcer por uma derrota do Vitória para o Atlético-BA, além de tirar a diferença no saldo de gols (13 a 10). Também não pode ver o Jacuipense vencer o Jequié.
O Juazeirense, quinto colocado com dez pontos, tenta vaga nas semifinais. Para avançar, o Cancão precisa vencer e torcer por uma derrota do Atlético-BA contra o Vitória.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Juazeirense
Campeonato Baiano – 9ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA).
Data: 22/02/2025
Horário: 18h30
Árbitro: Wagner Francisco Silva Souza.
Assistentes: Daniella Coutinho Pinto, Elicarlos Franco de Oliveira.
Transmissão: TVE e TV Bahia no YouTube
Bahia: Danilo Fernandes; Santiago Arias, Kauã Davi, David Duarte e Rezende; Nico Acevedo, Erick, Rodrigo Nestor e Cauly; Willian José e Tiago. Técnico: Rogério Ceni
Juazeirense: Igor Leonardo; Breno, Zé Romário, Wesley e Daniel; Elivélton, Jr Santos e Gutierrez; Guilherme, Adriel e Alexsandro. Técnico: Carlos Rabello

Nas redes sociais diversos áudios de moradores relatando que homens com uniformes da terceirizada da Coelba estariam invadindo casas em Brumado.
Segundo os relatos, homens uniformizados abordam os moradores e informam que é da concessionária. No entanto, em um dos áudios, uma mulher relatou que ao atender os supostos funcionários, um deles a segurou pelo pescoço exigindo que a mesma assinasse documentos.
“Deixa eu passar pra vocês aqui, tem um pessoal com uniformes da Coelba passando nas casas e dizendo que é da empresa, por favor não abram a porta. Porque houve duas denúncias por conta desta situação, muito cuidado”, diz no áudio uma moradora.
Ela ainda afirma que outras ocorrências estão sendo relatadas nas redes sociais da população. A concessionária Coelba ainda não se manifestou sobre o assunto. Entretanto, recomendamos que não abram a porta, caso haja atitude suspeita.

Um homem de 50 anos foi preso na tarde da última terça-feira (18), em Brumado, por não pagamento de pensão alimentícia. Durante rondas no Bairro São José, policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), fizeram a abordagem e verificaram que ele tinha um mandado de prisão em aberto em virtude da pensão.
O mandado foi expedido pela Vara Cível da Comarca de Brumado. O indivíduo foi apresentado na delegacia de Brumado, onde está à disposição da Justiça. Caso não pague a dívida, ele ficará 30 dias no Conjunto Penal de Brumado.

A cantora Daniela Mercury vai participar do Furdunço, que acontece neste domingo (23), na festa pré-Carnaval, no circuito Orlando Tapajós (Barra-Ondina).
Não há confirmação do horário que Daniela irá se apresentar, mas a expectativa é que a Rainha Má seja uma das últimas atrações da festa. O desfile dos trios está marcado para começar às 13h.

Um avião da companhia aérea Latam que decolou do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (20), precisou retornar à capital carioca após sofrer uma colisão com pássaros. Parte da aeronave, um Airbus A321, ficou destruída.
Duzentos passageiros estavam no avião. Ninguém ficou ferido. O incidente é conhecido como “bird strike” na aviação. Em nota, a companhia aérea assegurou que trabalha para diminuir os transtornos causados pelo incidente.
“A Latam lamenta os transtornos causados e informa que está oferecendo a assistência necessária para todos os clientes impactados, que serão reacomodados em voos da companhia previstos para hoje e amanhã (20 e 21). Por fim, a Latam reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”, diz a nota divulgada pela empresa.

O advogado Guilherme Bonfim (PT) e o deputado estadual Vitor Bonfim (PV) se reuniram nesta quarta-feira (19) com o presidente da Embasa, Gildeone Almeida, a fim de iniciar as tratativas para implantação do esgotamento sanitário em Brumado. Ao site Achei Sudoeste, Guilherme ressaltou que uma das maiores demandas da população está prestes a se tornar realidade.
“A gente já vem trabalhando há muito tempo para atualizar o projeto e deixar ele redondo e, agora, basta a prefeitura assinar e contratualizar com a Embasa para que esse sonho se torne realidade”, declarou. Bonfim disse que, quando apostou no projeto do governador Jerônimo Rodrigues, era justamente por entender que o governo seria sensível a essas demandas, principalmente em uma cidade polo como Brumado.
Acertados os detalhes de contratação, Guilherme acredita que as obras sejam iniciadas em um prazo de 8 meses. “Ficamos na expectativa de que, ainda em 2025, possamos iniciar esse projeto, que terá uma duração grande. Vai durar alguns anos até ser concluído”, acrescentou. O investimento no sistema é estimado em R$ 150 milhões.

Uma moradora da cidade de Brumado ganhou R$ 100 mil do sorteio de fevereiro da Nota Premiada Bahia, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira (20). Além da vencedora do maior prêmio mensal, outros 90 participantes foram contemplados com R$ 10 mil cada: 56 de Salvador e 34 do interior.
A lista completa de ganhadores pode ser consultada no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br. As cidades do interior com maior número de contemplados neste sorteio foram Lauro de Freitas, Feira de Santana, Camaçari e Ilhéus, Itabuna, Jeremoabo e Vitória da Conquista. A Nota Premiada Bahia conta atualmente com mais de 817 mil participantes inscritos.
Desde fevereiro de 2018, os sorteios da campanha já premiaram 5.686 pessoas, das quais 3.423 moram na capital, 2.260 no interior e três fora do estado. Para participar, basta se cadastrar uma única vez no site da campanha, indicar até duas instituições para apoiar, uma da área social e outra da saúde, e inserir o CPF na nota fiscal sempre que realizar compras em estabelecimentos comerciais de toda a Bahia.

Ivete Sangalo se prepara para o Carnaval 2025 celebrando a força potente e radiante do verão, com o tema “O Verão Bateu em Minha Porta”. Na sexta (28), apresenta sua Pipoca no Circuito Dodô, na Barra-Ondina. No comando do Bloco Coruja, Ivete Sangalo desfila também no Circuito Dodô, na Barra-Ondina, em dois dias: sábado (01) e segunda (03).
Na terça (04), a Pipoca da Veveta marca presença no Circuito Osmar, no Campo Grande, fechando o seu Carnaval de rua em Salvador em grande estilo. De noite, fará um show exclusivo para os foliões do Camarote Salvador. Minas Gerais terá a presença da cantora no domingo (02), no Bloco Urso, que acontece em Santa Rita do Sapucaí, e também já é tradição no Carnaval de Ivete.
A escolha do tema, o ‘Verão Bateu Em Minha Porta’, é completamente bem-vinda, em virtude do sol ser o grande astro que rege esse tempo, essa época. É um astro que representa energia, alegria, liberdade e sorriso. Espero que seja um Carnaval solar, com muito brilho, força, alegria e tranquilidade.
Ivete Sangalo.