O Ministério da Saúde inseriu o imunizante da gripe no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, além de gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), na Bahia e em outros estados.
Segundo a pasta, a imunização passa a ser permanente a proteção para esses públicos. Cerca de 380,9 mil crianças foram vacinadas contra influenza no estado.
Além da inclusão do imunizante contra gripe, outras mudanças foram adotadas para 2025, a exemplo da ampliação do período para aplicação da vacina contra rotavírus e a substituição das doses de reforço da vacina oral contra poliomielite por uma dose inativada.
Para 2025, a imunização contra a gripe estará disponível em todas as salas de vacina a partir da 2ª quinzena de março e ao decorrer de todo ano, não somente nas campanhas contra as enfermidades.
Ainda de acordo com a Saúde, outros grupos vão continuar recebendo as doses de vacina, a exemplo de profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
A cantora Preta Gil, está internada desde sábado (8) no Hospital Aliança Star, em Salvador (BA), devido a uma infecção urinária. A artista, que passou por uma cirurgia complexa em dezembro para a remoção de seis tumores, estava aproveitando o Carnaval da capital.
Em suas redes sociais, Preta tranquilizou seus fãs: “Amores, fiquem tranquilos! Estou sendo bem cuidada e em breve estarei em casa. Amo vocês!”, escreveu. A Rede D’Or, responsável pelo hospital, também emitiu um boletim médico, detalhando seu estado de saúde.
“A paciente Preta Maria Gadelha Gil Moreira, mais conhecida como Preta Gil, foi internada no dia 8 de março devido a uma infecção urinária. Ela encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança Star para monitoramento e cuidados médicos”, informou a nota oficial.
O boletim ressaltou que a cantora está estável e está sendo acompanhada pelo coordenador da UTI, Dr. Diogo Azevedo, pelo urologista Dr. Frederico Mascarenhas, pela equipe médica do Aliança Star e pelo seu médico particular, Dr. Roberto Kalil Filho.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (7), a primeira insulina semanal do mundo. Com a novidade, o medicamento, chamado Awiqli, poderá ser utilizado por pacientes com diabetes tipo 1 e 2 em todo o país.
O novo medicamento vai permitir uma redução no número de aplicações semanais, de sete para uma. Na prática, isso significa que o paciente não terá mais que aplicar a insulina 365 vezes em um ano, e sim apenas 52 vezes.
A aprovação ocorre após resultados positivos de ensaios clínicos. As pesquisas demonstraram a eficácia do medicamento desenvolvido pela Novo Nordisk no controle dos níveis de glicose em pacientes com o tipo 1 e 2 da doença, alcançando controle glicêmico comparável ao da insulina basal de aplicação diária, como a Tresiba.
Preço e disponibilidade
Após a aprovação, inicia-se o processo de precificação da medicação no Brasil, que é conduzido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Até o momento, não há prazo para o anúncio do valor do medicamento, bem como para a sua chegada nas prateleiras das drogarias.
Ao participar de agenda no Rio Grande do Sul, onde assinou novos contratos para a retomada da indústria naval brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de ser responsável por grande parte das mortes causadas pela Covid-19 no Brasil.
“Um inimigo de extrema direita que não tem nenhum problema de ter sido responsável pelo menos pela morte dos 700 mil brasileiros e brasileiras que morreram por causa da covid“, declarou Lula.
O petista também destacou o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia, afirmando que o trabalho do órgão foi essencial para combater as “mentiras” disseminadas e garantir o atendimento à população, mesmo sendo “tripudiado”.
Após o agravamento de seu quadro clínico neste sábado (22), quando sofreu uma “crise respiratória asmática prolongada” que o deixou em estado “crítico”, o papa Francisco teve uma “noite tranquila”, conforme informou a Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã deste domingo (23).
O estado de saúde do pontífice permanece “crítico”, e ele ainda não está fora de perigo. Na manhã de sábado, Francisco apresentou uma crise respiratória asmática prolongada, necessitando de terapia com oxigênio de alto fluxo.
Os exames de sangue também indicaram plaquetopenia associada à anemia, o que tornou necessária a administração de transfusões. Apesar de permanecer vigilante, o papa passou o sábado na poltrona, demonstrando maior debilidade em relação aos dias anteriores.
O volume de ações judiciais de consumidores contra operadoras de planos de saúde encerrou 2024 com quase 300 mil novos casos, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esse patamar mais que dobrou nos últimos três anos e é o maior volume registrado desde o início do monitoramento do CNJ, em 2020.
Negativas de tratamento por parte das operadoras são os principais motivadores das demandas judiciárias, revela o advogado Cândido Sá. “Infelizmente, é comum o consumidor, quando mais precisa, ter tratamentos e até cirurgias negadas, fazendo com que liminares sejam pedidas no Poder Judiciário para garantir seus direitos até para salvar vidas”, explica o especialista em Direito do Consumidor.
Os reajustes abusivos também estão entre as ações mais ajuizadas contra os planos de saúde. “O cliente é comunicado que seu plano vai aumentar 60%, 70%, e até 80%. Esses valores são absurdos e devem ser questionados na Justiça, que tem se esforçado para acabar com essa abusividade”, destaca Cândido Sá.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebeu 5.648 reclamações de usuários sobre as rescisões, somente nos quatro primeiros meses do ano. A quantidade foi 31% acima do que foi registrado em igual período de 2023.
A prefeitura de Caetité reassumiu a gestão Hospital Municipal de Caetité neste domingo (9), além da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), após um período de instabilidade na prestação dos serviços sob responsabilidade da Fundação Terra Mãe, que administrava a unidade desde 2020.
A medida, que teve respaldo por decisão judicial, tem como objetivo garantir a continuidade da assistência à população e restabelecer a regularidade dos atendimentos.
O Governo do Estado, através da secretaria da Saúde (Sesab), acompanha de perto a transição, e presta todo o suporte necessário ao município para que o processo ocorra de forma organizada, minimizando qualquer impacto para os pacientes oncológicos e demais usuários do hospital. Além disso, a Sesab está garantindo retaguarda assistencial em suas unidades, assegurando que não haja descontinuidade nos atendimentos.
Com a retomada da gestão pelo município, a Prefeitura já contratou uma nova entidade para administrar a unidade, e a Sesab firmará um novo contrato de prestação de serviços especializados.
A Polícia Militar da Bahia, por meio da 94ª CIPM, acompanha, desde o início da manhã deste domingo (09), o cumprimento de mandado da retomada da gestão, pelo Município, da unidade de saúde, em Caetité.
De acordo com a PMBA, a intervenção ocorreu de forma pacífica, e contou com o emprego estratégico de efetivo policial para garantir a segurança do local e assegurar a execução da ordem judicial.
A mortalidade por câncer em crianças e adolescentes é significativamente maior entre os indígenas, de acordo com a nova edição do Panorama de Oncologia Pediátrica, do Instituto Desidrata. Dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que a taxa de óbitos entre indígenas chega a 76 mortes por milhão ao ano, enquanto entre crianças e adolescentes brancos esse número cai para 42,6/milhão. Para a população negra e amarela, a taxa registrada foi de 38,9/milhão.
O estudo também destaca as desigualdades na oferta de tratamento oncológico pediátrico no país. Atualmente, existem 77 hospitais habilitados para atender crianças e adolescentes com câncer, sendo que mais da metade (36) está concentrada na Região Sudeste, enquanto a Região Norte conta com apenas três unidades especializadas.
Como consequência, mais de 40% dos pacientes com até 19 anos precisam ser atendidos em hospitais sem serviço especializado, enquanto 20% precisam se deslocar para outras cidades em busca de tratamento adequado.
Nos últimos 20 anos, a taxa de mortalidade por câncer infantil no Brasil permaneceu estagnada, enquanto países do eixo Norte global avançaram significativamente na redução de óbitos e no aumento das chances de cura, que já ultrapassam 80% em algumas nações.
O ator Ary Fontoura, de 92 anos, foi internado no Rio de Janeiro. Na manhã desta sexta-feira (07), ele compartilhou um vídeo no Instagram, direto da cama do hospital, para atualizar seus seguidores sobre seu estado de saúde. No vídeo, Ary revelou que foi hospitalizado para tratar um edema nas cordas vocais, causado por um refluxo.
“Do nada, tive um problema de refluxo que causou um edema nas minhas cordas vocais. Situação muito perigosa. Graças a Deus e aos cuidados médicos, estou quase 75% melhor. Em breve, estaremos de volta por aqui. Beijos”, escreveu o ator.
Ary também comentou sobre sua ida ao hospital: “A minha garganta está com um probleminha sério, então resolvi vir aqui no hospital. Aproveitei e já estou fazendo um check-up, porque é necessário a gente fazer pelo menos uma vez ao ano”, explicou.
O médium e líder espírita Divaldo Franco, de 97 anos, foi internado no último sábado (1º) no Hospital São Rafael, em Salvador, com diagnóstico de infecção urinária. Segundo o Centro Espírita Caminho da Redenção (CECR) e as Obras Sociais Mansão do Caminho, a infecção está relacionada ao uso de cateter durante o tratamento contra um câncer de bexiga, descoberto em novembro de 2023.
Apesar da situação, o estado de saúde de Divaldo é estável, e ele já está em fase de autorização para alta, com continuidade do tratamento em casa. No entanto, não há previsão de que ele deixe o hospital ainda nesta terça-feira (04).
A internação aconteceu uma semana após Divaldo retomar suas atividades públicas, com uma palestra no Centro Espírita no dia 25 de janeiro. Ele havia demonstrado bom estado de saúde e disposição.
O câncer foi diagnosticado em estágio inicial, após exames realizados devido a desconfortos urinários. O tratamento inclui sessões de radioterapia e quimioterapia, além de acompanhamento nutricional e fisioterapêutico. Divaldo já havia ficado internado por nove dias em novembro, recebendo alta no dia 25 daquele mês.