MENU

A secretaria de saúde de Brumado confirmou, na tarde desta quinta-feira (13), a sétima morte por Covid-19, o novo coronavírus. Segundo informou a pasta ao site Brumado Verdade, trata-se de um idoso de 71 anos, com histórico de desconforto respiratório, obeso, hipertenso, com febre e tosse desde o último dia 06 de agosto.
O paciente deu entrada no Centro de Atendimento Covid-19, na noite da última quarta-feira (12). Ele foi entubado e depois apresentou parada cardíaca, sendo revertida, mas teve uma segunda parada e após 40 minutos de reanimação foi constatado o óbito.

Todos os dias existem pessoas que esperam pela sua solidariedade. Neste período de pandemia, nossos estoques estão com nível crítico em quase todas as unidades de coleta da Bahia.
Doar sangue é simples, rápido e seguro. Procure uma das unidades da Hemoba mais perto de você e nos ajude a salvar vidas.
Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87-A, no Bairro Hospital, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30. Tel: (77) 3441- 1363.

O Brasil chegou a 104.201 mortes em função da pandemia do novo coronavírus. Os dados foram divulgados na entrevista coletiva de apresentação do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde nesta quarta-feira (12). Na terça, o painel trazia 103.026. Ainda de acordo com o Ministério, 3.454 óbitos estão em investigação.
Já os casos acumulados somaram 3.164.785. Há 715.107 casos em acompanhamento. Ontem, o sistema do Ministério da Saúde marcava 3.109.630 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Até o momento, 2.309.477 pessoas se recuperaram da doença.
Os estados com maior número de mortes por Covid-19 são: São Paulo (25.869), Rio de Janeiro (14.295), Ceará (8.052) e Pará (5.909). As Unidades da Federação com menos óbitos são: Tocantins (482), Roraima (555), Mato Grosso do Sul (558), Acre (569) e Amapá (606).

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi diagnosticado com o novo coronavírus. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o teste, positivo, chegou às mãos do tucano no fim da manhã desta quarta-feira (12). “Eu estou me sentindo bem, estou assintomático. Vou trabalhar a distância”, disse o governador à Folha.
De acordo com a publicação, ele ficará dez dias isolado em sua casa, despachando de forma remota. O vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), assumirá os eventos presenciais no Palácio dos Bandeirantes.
Doria afirmou que “não tem ideia” de onde possa ter contraído o patógeno, dado que, apesar de tomar cuidados como uso de máscara e distanciamento, participou de inúmeras reuniões nos últimos 14 dias —o tempo usual de incubação do vírus.

O Brasil chegou a 3.109.630 casos do novo coronavírus, até esta terça-feira (11). Segundo o balanço do Ministério da Saúde, dos infectados, o país tem 72,1% de pacientes recuperados.
Ao todo foram 103.026 mortes, com as novas 1.274 mortes em razão da Covid-19, além de 52.160 novos casos. Ainda existem 763.480 pessoas em tratamento.

O presidente da Rússica, Vladimir Putin, disse que o país registrou a primeira vacina do mundo contra a Covid-19. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11). “Sei que é bastante eficaz, que proporciona imunidade duradoura”, garantiu Putin, em uma videoconferência realizada com integrantes do governo. A reunião foi exibida na televisão.
Segundo informações do jornal O Globo, o ministro da Saúde do país, Mikhail Murashko, também disse que o resultado mostrou eficácia e segurança. O registro nacional de medicamentos da pasta indica que o imunizante será distribuído no dia 1º de janeiro de 2021.
Mas apesar da urgência com que o mundo espera pela vacina contra a Covid-19, a comunicada científica estrangeira tem expressado preocupação diante da rapidez no processo de criação do imunizante russo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a pedir respeito às diretrizes estabelecidas e também pediu que a Rússia seguisse “todos os estágios” do procedimento, sem pular etapas.
Leia mais »

O vereador Palito foi procurado por vários moradores da comunidade de Lagoa Funda, para denunciar a falta da Enfermeira na UBS da comunidade, pois a que dava plantão saiu de férias na semana passada e não foi substituída. Devido aos transtornos, muitas pessoas voltaram para suas casas no dia de hoje sem realizar os procedimentos de aferimento de pressão e pré-natal, por falta da profissional.
“Esse tipo de problema vem acontecendo constantemente nesta unidade de saúde, causando indignação aos moradores mais necessitados, principalmente neste momento que estamos vivendo pela pandemia”.
Diante dessas denúncias, o vereador Palito solicita que o secretário de saúde do município, Cláudio Feres, resolva imediatamente o problema, pois a população não pode ficar jogada a própria sorte. “Já não basta outros problemas de extrema grandeza que o homem da zona rural vem passando”. Disse o vereador.
