Arquivos Sem categoria — Página 109 de 251 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Sem categoria — Página 109 de 251 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Brumado: UAB abre vagas para o curso de Educação Física EAD pela Uneb

31 agosto 2022 | 12:00

Foto: Brumado Verdade

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), abre processo seletivo para preenchimento de vagas no curso de Licenciatura em Educação Física para portadores de diploma.

O período de inscrições estará aberto até o dia 05/09/2022, exclusivamente via internet. Serão disponibilizadas 29 vagas para o polo de Brumado. O processo seletivo é simplificado conforme disposições contidas no edital.

Ipec: Lula tem 44% e Bolsonaro aparece com 32% no primeiro turno

29 agosto 2022 | 21:44

Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 7% das intenções. Fotos: reprodução youtube Lula/ Alan Santos presidência da República

A Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (29), encomendada pela Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32% na eleição para a Presidência da República em 2022.

Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 7% das intenções. Simone Tebet (MDB) tem 3%, e Felipe d’Avila (Novo), 1%. Tebet, assim, está empatada tecnicamente com Ciro e d’Avila no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Os nomes de Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada um.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01979/2022.

Confira a porcentagem de cada candidato:

Lula (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Simone Tebet (MDB): 3%
Felipe d’Avila (Novo): 1%
Vera (PSTU): 0%
Constituinte Eymael (DC): 0%
Léo Péricles (UP): 0%
Pablo Marçal (PROS): 0%
Roberto Jefferson (PTB): 0% (não participou do levantamento anterior*)
Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)
Soraya Thronicke (União Brasil): 0% (0% na pesquisa anterior)
Branco/nulo: 7% (8% na pesquisa anterior)
Não sabe/não respondeu: 6% (7% na pesquisa anterior)

Brasil registra 64 mortes por Covid e mais de 11 mil casos

28 agosto 2022 | 9:08

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Brasil registrou neste sábado (27) 64 mortes por Covid e 11.595 casos da doença. Com isso, o país chega a 683.528 vidas perdidas e a 34.377.696 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia. 

As médias móveis de mortes e casos seguem em queda. Com uma redução de 35% em relação ao dado de duas semanas atrás, a média móvel de óbitos chegou a 138 por dia. Já a média móvel de casos está em 14.725, o que indica queda de 34% ante 14 dias atrás. 

Onze estados não registraram mortes pela doença nas últimas 24 horas. Rio de Janeiro, Maranhão, Roraima, Minas Gerais e Distrito Federal não atualizaram os dados neste sábado. 

Os dados do país, coletados até as 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia de Covid. 

As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as secretarias de Saúde estaduais.

Bahia tem 27 casos confirmados de monkeypox

14 agosto 2022 | 7:47

Sede da SESAB, no Centro Administrativo da Bahia | Foto: Fernando Vivas / GOVBA.

Dois novos casos de Monkeypox foram confirmados na Bahia na última sexta-feira (12). Um caso de um indivíduo residente em Salvador e o outro de um residente de Juazeiro. Com estas confirmações, o estado totaliza vinte e sete casos da doença, sendo 18 em Salvador, 2 em Santo Antônio de Jesus; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em Feira de Santana; 1 em Ilhéus; 1 em Juazeiro; 1 em Mutuípe e 1 em Xique-Xique. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 133 casos suspeitos de monkeypox.

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. 

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Prazo para recusar nomeação como mesário termina nesta segunda-feira (08)

8 agosto 2022 | 19:00


Caso o cidadão receba a convocação e não informe um desses motivos para impedimento, fica sujeito a penas como multa, até mesmo, prisão. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Os eleitores que receberam na última quarta-feira (03) a convocação para trabalhar como mesários nas eleições deste ano têm até esta segunda-feira (08) para pedir dispensa da nomeação, apresentando justificativa ao juiz responsável pelo cartório eleitoral onde vota.

Na última quarta-feira (03), terminou o prazo para que cada cartório eleitoral fizesse todas as nomeações de mesários e integrantes do apoio logístico para as eleições. O primeiro turno de votação está marcado para 2 de outubro e eventual segundo turno, para 30 de outubro.

Os mesários trabalham nas mesas receptoras de votos ou de justificativa, dando andamento à fila de votação. Neste ano, a Justiça Eleitoral prevê a convocação de 2 milhões de colaboradores para esse trabalho.

Quem foi nomeado recebeu uma convocação pelo correio, por e-mail ou por WhatsApp, a depender de como cada estado optou por fazer a comunicação. Desde a data de recebimento da convocação, o eleitor tem cinco dias para pedir a dispensa. Nesta segunda-feira (08), portanto, termina o prazo para quem recebeu a notificação na última quarta (03).

Entre os benefícios de trabalhar como mesário está o recebimento de vale-alimentação diário de até R$ 45, a dispensa do trabalho pelo dobro dos dias dedicados à Justiça Eleitoral, caso o cidadão tenha carteira assinada, e a vantagem em critérios de desempate em concursos.

Caso o cidadão receba a convocação e não informe um desses motivos para impedimento, fica sujeito a penas como multa, até mesmo, prisão.

Se for convocado e faltar sem apresentar justa causa ao juiz eleitoral até 30 dias após a eleição, o mesário pagará multa. Se o faltoso for servidor público, a pena será de suspensão de até 15 dias. Caso a mesa fique impedida de funcionar porque o mesário deixou de comparecer, as penalidades serão aplicadas em dobro.

Ana Coelho não precisará deixar presidência do Grupo Aratu caso eleita vice-governadora

5 agosto 2022 | 0:40

Foto: Matheus Lemos

A empresária Ana Coelho (Republicanos), escolhida por ACM Neto (União) nesta quinta-feira (4) como candidata a vice-governadora na sua chapa, não precisará deixar a presidência do Grupo Aratu caso seja eleita para o cargo. De acordo com o advogado eleitoralista Neomar Filho, o cargo específico disputado pela executiva não possui “tinta na caneta” e, por isso, pode ser compatível com o comando de uma empresa.

“Ela não estaria impedida. Não haveria incompatibilidade. A não ser que ela substitua definitivamente o governador. Aí sim haveria incompatibilidade. Mas, como vice, não”, afirmou Neomar.

Ana Coelho também não precisa se preocupar com sua elegibilidade. No caso específico, segundo o especialista em direito eleitoral, não há necessidade de se desincompatibilizar da presidência do Grupo Aratu para concorrer ao cargo de vice-governadora.

“O fato de ocupar a presidência de um grupo empresarial do setor de comunicação, por si só, não induz a inelegibilidade ou o necessário afastamento. Fosse o caso de ser dirigente de uma empresa pública ou mantida pelo governo, aí sim haveria, em tese, a necessidade de desincompatibilização. Ou, por exemplo, se ocupasse a mesma função numa empresa com repercussão na economia nacional”, explicou Neomar.

Ainda conforme explicação do advogado, não cabe interpretações extensivas da legislação eleitoral. Não havendo proibição direta para que uma dirigente empresarial se candidate, então ela fica autorizada a participar das eleições sem que precise deixar a empresa.

“As hipóteses de inelegibilidade devem ser interpretadas restritivamente, e, portanto, entendimentos extensivo e que ampliem o objetivo da legislação eleitoral sobre esse tema devem ser evitados”, finalizou o especialista.

Ana Coelho foi anunciada, na tarde desta quinta, como a candidata a vice na chapa de ACM Neto, após alguns dias de discussões entre os partidos aliados do ex-prefeito de Salvador. Sobrinha do ex-governador Nilo Coelho, a empresária superou quadros políticos conhecidos como Adolfo Viana (PSDB), Marcelo Nilo (Republicanos) e Zé Ronaldo (União) na disputa pela vaga.

Tags:

Bolsonaro diz ter certeza que pode ser preso caso não seja reeleito, diz jornal

2 agosto 2022 | 19:02

Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma ter certeza de que deve ser alvo de inquéritos que teriam como objetivo levá-lo à prisão caso não seja reeleito. Ele acredita também que seus filhos podem se tornar alvos mais fáceis de investigadores caso deixe a Presidência da República.

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Bolsonaro tem repetido a fala a diversos interlocutores em Brasília, inclusive de seu próprio governo. Com dificuldade de se recuperar nas pesquisas eleitorais, a hipótese estaria deixando o presidente cada vez mais inquieto e, de acordo com alguns interlocutores, “transtornado” em alguns momentos.

Segundo políticos e autoridades que não integram o governo, mas que conversaram com ele nos últimos dias, Bolsonaro tem dito que reagirá —e que não será preso com facilidade. Segundo os mesmos relatos, ele tem demonstrado nervosismo e repetido frases semelhantes à que disse em um discurso no dia 7 de setembro do ano passado, em um ato na avenida Paulista, em São Paulo: “Nunca serei preso”.

Leia mais »

Tags:

Conquista: PF deflagra operação contra golpe de ‘laranjas’ em contas bancárias

2 agosto 2022 | 9:03

Foto: Divulgação

A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão e outros seis de medidas cautelares diversas de prisão na manhã desta terça-feira (2) em Vitória da Conquista, no Sudoeste. Intitulada de “Não Seja um Laranja”, a operação tem como objetivo desarticular fraudes em contas eletrônicas mantidas em instituições bancárias do país.

A ação é resultado de mais uma iniciativa da Força-Tarefa Tentáculos, para a repressão a fraudes bancárias eletrônicas, a qual envolve esforço cooperativo e integração com as polícias civis e as instituições bancárias, por meio da Febrabran [Federação Brasileira de Bancos].

Ainda segundo a PF, os delitos apurados na Operação Não Seja uma Laranja são associação criminosa (art. 288 do Código Penal), furto qualificado mediante fraude (art. 155, § 4º do Código Penal), uso de documento falso (art. 304 do Código Penal) e falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal), cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.

A PF informou que constatou um aumento “considerável” da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento.

A Polícia Federal afirmou ainda que este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam uma infinidade de cidadãos. Tais pessoas são conhecidas, no jargão policial, como “Laranjas”.

Tags:

Queiroga anuncia compra de antiviral contra a varíola dos macacos

1 agosto 2022 | 9:49

“Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, informou o ministro”.Foto: Dado Ruvic/Agência Brasil

O ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, anunciou que o Brasil receberá o antiviral tecovirimat, usado contra a varíola dos macacos. Através das redes sociais, nesta segunda-feira (1º), o gestor informou que a compra do medicamento será realizada por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

“O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS, o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox (varíola dos macacos) no Brasil. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, informou o ministro.

Uma pesquisa publicada na revista científica “The Lancet Infectious Diseases”, do grupo “The Lancet”, apontou que o antiviral se mostrou promissor em reduzir a duração dos sintomas. Os pacientes tratados com o tecovirimat, segundo o estudo, tiveram duração menor dos sintomas e expeliu vírus por menos tempo pelo sistema respiratório.

Na última sexta-feira (29), o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte causada pela varíola dos macacos no país. Segundo informações do G1, o caso foi registrado em Uberlândia (MG), na quinta-feira (28) e a vítima se trata de um homem com baixa imunidade.

Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, até o momento, o Brasil registra 1.369 casos confirmados de varíola dos macacos no país.

Por estados, a divisão fica assim: São Paulo (1.031), Rio de Janeiro (169), Minas Gerais (63), Distrito Federal (20), Paraná (21), Goiás (18), Bahia (11), Ceará (4), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (7), Tocantins (1) , Acre (1), Amazonas (1), Rio Grande do Sul (6), Mato Grosso do Sul (5), Amazonas (1), e Santa Catarina (7).

São Paulo, Rio, Curitiba, Goiânia e Salvador devem ser as próximas a terem 5G, diz Anatel

28 julho 2022 | 0:30

Agência liberou Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre a iniciarem, a tecnologia nesta sexta-feira (29)Foto: Isac Nóbrega/PR

Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Salvador. Estas serão as próximas capitais brasileiras a receberem o 5G. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A agência informa que está em fase de estudo a implementação da tecnologia nesses municípios, mas ainda não há data para a deliberação. Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) poderão ativar o 5G a partir desta sexta-feira (29).

A decisão ocorreu após reunião entre membros do Gaispi, grupo que acompanha a implementação das soluções de sinal e problemas de interferência nas faixas. A tecnologia “full 5G” chegou ao Brasil no início do mês, em Brasília. A expectativa é que todas as capitais estejam com a tecnologia liberada até 29 de setembro.

Já para os municípios que possuem população igual ou superior a 500 mil habitantes, a previsão de liberação é a partir de 1º de janeiro de 2023. Segundo a Anatel, as cidades precisam cumprir algumas condições para ter liberado o início das atividades.

Tags: