MENU

Trabalhadores do setor privado nascidos em setembro e servidores públicos com final de inscrição 8 recebem nesta terça-feira (22) o abono salarial PIS/Pasep referentes a 2020.Os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 29 de dezembro.
Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento. É preciso ainda estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil. Fonte: G1

O famoso carro fumacê iniciou nesta segunda-feira (21) a operação de combate ao mosquito aedes aegypti em Brumado. Motorista do veículo, Valtairis Pita informou que a operação teve início a partir de 17h30.
“A gente pede ao morador que, ao passar o veículo, deixar janelas e portas abertas. Cobrir gaiolas de pássaros e alimentos”, destacou. Pita relatou que já passou por diversos municípios na Bahia, tendo em vista que é alto o índice de infestação em todo estado.
Dois carros fumacês foram autorizados pelo Governo do Estado para Brumado. Supervisor de endemias no município, Francislei Alves explicou que o carro foi solicitado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) após aumento considerável no número de casos suspeitos de arboviroses.
Segundo ele, o carro circulará hoje nos bairros Olhos D’água, Parque Alvorada, São José, Santa Tereza e Monsenhor Fagundes. “É de suma importância que a população abra portas e janelas para que tenhamos um alcance melhor”, frisou.

A apresentadora Xuxa usou as redes sociais para criticar o presidente Jair Bolsonaro. No vídeo compartilhado em seu Instagram, um homem repete as falas do político para uma mulher numa encenação.
“Inaceitável, inadmissível. Nada, nem ninguém pode dizer que tá fora de um contexto. Machista, preconceituoso, ignorante. Qualquer humano que faz isso é qualificado assim, mas aqui no Brasil ele é mito”, escreveu a eterna rainha dos baixinhos na legenda da publicação.
A cantora Anitta também criticou o presidente ao comentar na publicação de Xuxa. “Gente, que horror!”

A pesquisa BTG/FSB divulgada nesta segunda-feira (21) mostra que o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 14 pontos de vantagem contra Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com o levantamento no cenário estimulado, o petista aparece com 43% das intenções de voto, contra 29% do atual presidente. Em seguida aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, seguido de Sérgio Moro (Podemos), com 8%. João Doria (PSDB), André Janones (Avante) e Eduardo Leite (PSDB) têm 2%. Simone Tebet (MDB), 1%. Felipe D’Ávila (Novo) não pontua.
Já no segundo turno, Lula aparece com 54%, contra 35% de Bolsonaro. Nessa simulação, apenas 11% dos eleitores não votariam em um dos dois. O Instituto FSB ouviu 2.000 pessoas das 17h do dia 18 às 15h do dia 20.

O ex-governador Geraldo Alckmin não vê nenhuma possibilidade de Lula vencer Jair Bolsonaro no primeiro turno da eleição. Apalavrado para ser o vice do petista, Alckmin fez a avaliação ao conversar com interlocutores sobre as últimas pesquisas de intenção de voto. A informação é da coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles.
Segundo a publicação, a opinião de Alckmin é compartilhada por aliados que ajudaram a construir a parceria com Lula, como é o caso de Márcio França.
A aliança com Alckmin foi pensada para que Lula conseguisse vencer sem a necessidade de segundo turno. Isso seria possível com um crescimento de intenções de voto em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país.
As pesquisas indicam que Bolsonaro está recuperando a popularidade e vem conseguindo diminuir a distância para Lula de forma gradual. Em 45 dias, o crescimento do presidente aferido pelo Ipespe chega a 4 pontos percentuais. O petista permaneceu estável no mesmo período.

por Jamile Amine
Após pedido de desculpas do fundador do Telegram, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou, neste sábado (19), que a empresa “cumpriu parcialmente” as decisões da Justiça e vinculou a possibilidade de suspender o bloqueio do aplicativo ao cumprimento integral das determinações judiciais pendentes em um prazo de 24 horas.
“Considerando, porém, o atendimento parcial da decisão e o estabelecimento de comunicação da plataforma Telegram com esta Suprema Corte, verifico a pertinência de intimação da empresa, oportunizando nova possibilidade para efetivar o cumprimento das determinações faltantes”, determinou o magistrado.
No documento, o ministro elencou ainda as quatro determinações ainda pendentes por parte da empresa russa: indicação da representação oficial no Brasil; informação imediata de todas as providências adotadas para combater a desinformação e a divulgação de notícias fraudulentas, incluindo os termos de uso e as punições previstas para os usuários que incorrerem nessas condutas; imediata exclusão de publicação do presidente Jair Bolsonaro com vazamento de ataque hacker ao TSE, mantendo e disponibilizando o conteúdo para o STF; e o bloqueio do canal de Claudio Lessa, também disponibilizando o material à Corte.

Pré-candidato a presidente, Sergio Moro (Podemos) começou a “se apresentar” aos eleitores em redes sociais como um cidadão comum do interior do país, vindo da classe média.
“Sou filho da dona Odete, professora de português, e do seu Dalto, professor de geografia. Por conta disso, cresci entre muitos livros, atlas e pescarias com meu pai nos rios do Paraná”, disse ele, em post no Instagram publicado na quarta-feira (16).
Moro diz ainda que estudou em escola religiosa, era o nerd da turma e adorava gibis de super-heróis, como Homem-Aranha e X-Men. Depois, interessou-se por clássicos, como as obras do russo Dostoiévski.
Em breve, Moro deve começar a gravar vídeos para as redes sociais com a mesma mensagem. A campanha do ex-juiz avalia que, embora seja bastante conhecido da população brasileira em geral, é preciso ampliar sua imagem para além da de juiz da Lava Jato. A ideia é tentar aproximar sua trajetória da que tiveram milhões de brasileiros.

Uma carga com 47 quilos de drogas – entre cocaína, maconha e crack – foi apreendida nesta quinta-feira (17) em Barreiras, no Extremo Oeste baiano. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o motorista do veículo onde a droga era levada foi preso na ação.
O flagrante ocorreu quando policiais da 83ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Barreiras) parou um veículo que trafegava na rua Voluntários da Pátria, no bairro Renato Gonçalves. Segundo o comandante da unidade, major Araken Ferreira, no veículo Ford Ka, abordado pelos agentes, a droga foi encontrada e estava dividida em tabletes.
No interior do carro havia mais de 25 quilos de cocaína, 17,6 quilos de maconha e 4,7 de crack, além de seis placas de coletes balísticos, quatro balanças e um celular. Após o flagrante, o condutor do automóvel foi levado à delegacia de Barreiras, onde acabou autuado por tráfico de entorpecentes.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram em todo o Brasil.
A decisão foi assinada na quinta-feira (17) e divulgada nesta sexta-feira (18). Após pedido da Polícia Federal (PF), Moraes determinou que as plataformas digitais e provedores de internet adotem ações para inviabilizar o funcionamento do aplicativo.
Na decisão, há a exigência às empresas “provedoras de serviço de internet, na figura de seus Presidentes, exemplificativamente ALGAR TELECOM, OI, SKY, LIVE TIM, VIVO, NET VIRTUA, GVT, etc…, para que insiram obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do aplicativo TELEGRAM”.
Em caso de descumprimento da decisão, o ministro estabelece uma multa diária de R$ 100 mil.

por Adriano Villela / Rodrigo Daniel Silva
O pré-candidato a governador pelo União Brasil, ACM Neto, projeta formar um arco de alianças de até 10 partidos para chegar ao Palácio de Ondina. Nesta quinta-feira (17), o ex-prefeito agregou ao seu grupo o partido Progressistas (PP),que terá seu presidente estadual, João Leão, como candidato a senador. ACM Neto reiterou que não tem pressa para definir o nome do candidato a vice e que pretende ouvir todos os partidos que o apoiam nesta escolha.
“O objetivo nosso é conciliar um bom perfil de candidato ou candidata com o suporte político partidário. Assim que tem que ser. É fundamental que esta pessoa tenha condições e qualidades para exercer a função de vice-governador ou vice-governadora do nosso estado e com ela possa agregar também o apoio e aceitação dos partidos”, disse o ex-prefeito. Segundo ACM Neto, o anúncio do terceiro integrante da chapa majoritária acontecerá “quando essa discussão estiver madura e quando o desenho com os partidos estiver concluído.”