MENU

Como forma de intensificar a testagem em massa, 417 municípios da Bahia vão receber novos testes rápidos para detecção da Covid-19. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia iniciou a distribuição dos 340 mil Testes Rápido de Antígeno (TR-Ag) nesta sexta-feira (14).
O maior repasse está sendo feito para a região Leste, que receberá 101.000 mil testes, seguida pela região Sul, com 47.500 unidades e região Sudoeste, com 41.500.
De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica da Bahia, Márcia São Pedro, a ação busca realizar o monitoramento da situação epidemiológica do estado. “A gente vai começar a testar para que possamos direcionar a gestão na tomada de decisões”.
“Já estávamos recomendando a testagem massiva durante toda a pandemia, com esse aumento no número de casos ativos, o cuidado precisa ser redobrado. Agora, o rastreamento será ainda maior. A população precisa continuar colaborando para que a gente possa vencer essa batalha. Os números deixam claro que a pandemia ainda não acabou”, destaca a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim.

O ex-juiz da Lava Jato e pré-candidato à presidência, Sergio Moro (Podemos), testou foi diagnosticado com Covid-19 nesta sexta-feira (14). A informação foi divulgada pelo próprio político em suas redes sociais.
“Testei positivo para a Covid. Como havia tomado as três doses de vacina, estou sem sintomas. Vou cumprir os protocolos de isolamento e, por isso, alguns compromissos marcados terão que ser reagendados”, disse Moro em uma publicação no Twitter, pedindo aos seguidores que cuidem da saúde.
Dentre os compromissos a serem cumpridos por estavam encontros em João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba. A previsão era de que Moro desembarcasse no estado esta quinta-feira (6) e continuasse no estado até o sábado (08).
A passagem do pré-candidato do Podemos pelo Nordeste marcaria a retomada das visitas pelo país. Ainda este mês ele iria para Santa Catarina e, em fevereiro, o ex-magistrado participaria de atividades no Ceará, Piauí e Sergipe.

A primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19 é um menino indígena da etnia Xavante. Davi Seremramiwe, de 8 anos, foi vacinado em São Paulo, em evento simbólico realizado nesta sexta-feira (14) pelo governo de São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, zona oeste da capital.
O pai de Davi, cacique Jurandir Seremramiwe, participou da cerimônia por videoconferência. “Estou muito feliz de ver ele tomar a primeira dose, como um exemplo para a criançada de 5 a 11 anos. Que o resto do Brasil possa fazer esta campanha para que amanhã tenhamos alegria, sorriso e saúde em primeiro lugar. Vacina é importante. E que nós tenhamos toda a criançada 100% vacinada”, disse.
Davi tem deficiência motora e assim como ele, outras sete crianças com comorbidades foram vacinadas. O governador João Doria (PSDB) afirmou que “este é um dia histórico para o estado e para o país”.
Além de Davi, foram vacinados: Caue Henrique dos Santos, 11, que tem síndrome de Down; Luis Felipe Barbosa, 11, que é quilombola e tem síndrome de Down; Valentina Moreira, 6, que fez transplante de rim; Leonardo Martinez, 5 anos, com síndrome de Down; Caio Emanoel de Oliveira, 10, que fez transplante de rim; e Grasiele de Oliveira, 8, que tem síndrome de Down.
Os postos paulistas começam a imunizar as crianças de 5 a 11 anos na segunda-feira (17/1). Os critérios a serem adotados na campanha serão definidos em âmbito municipal, mas o estado já recomendou que, assim como ocorrerá na capital, sejam priorizadas as crianças quilombolas, indígenas e com comorbidades ou deficiências.
O estado de São Paulo já começou a enviar doses para seus municípios. À medida que foram recebendo as doses, as prefeituras poderão definir o cronograma da campanha da imunização. São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, inicia a vacinação ainda hoje.
São Paulo tem 4,3 milhões de crianças nesta faixa etária aptas a serem vacinadas. Por enquanto, o estado recebeu, no primeiro lote, 240 mil doses da Pfizer para o público infantil.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) suspendeu a realização das perícias para revisão do auxílio-doença, em razão do aumento de casos de Covid-19 no país. A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (11) e passou a valer a partir de 12 de janeiro.
O INSS e a SPMF (Subsecretaria da Perícia Médica Federal) determinaram a suspensão das perícias “tendo em vista o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19)”, segundo o comunicado publicado no Diário Oficial.
Em agosto de 2021, a operação de pente-fino do INSS convocou 170 mil beneficiários do auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) para a perícia.
Em setembro, o INSS convocou novamente mais de 95 mil segurados, que não haviam sido localizados pelo órgão ou respondido à convocação até então, para agendamento da perícia até 11 de novembro. Mais de 10 mil segurados no estado de São Paulo estavam nessa situação.
A convocação determinava suspensão do pagamento do benefício caso o segurado não agendasse a perícia no prazo ou não comparecesse na data prevista. O pagamento poderia ser cortado definitivamente após 60 dias da suspensão.
A suspensão das periciais revisionais, publicada nesta semana, não vale para os mutirões de perícia médica que já estavam previamente programados e com viagens definidas pela SPMF, segundo o comunicado.

Já está valendo a uniformização de preços cobrados pelas empresas de confecção de placa de identificação veicular (PIV), em todo estado da Bahia. A fixação sobre a remuneração dos serviços prestados pelas empresas, que entrou em vigor em 01 de janeiro de 2022, é uma normatização da Portaria 20/2020 do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) que aprovou o regulamento de credenciamento das estampadoras.
Com o objetivo de auxiliar o cidadão durante a realização do primeiro emplacamento, transferência de propriedade com alteração de domicílio, dentre outras situações, o Detran-BA passou a uniformizar os preços praticados em quase 300 empresas credenciadas através da Portaria 235/2021. A nota fiscal pelo serviço será exigida pelo Departamento como forma de acompanhar o cumprimento da nova Portaria. O documento será anexado por ocasião da abertura ou fechamento do serviço que demande estampagem de placas no órgão.
A normatização dos preços de estampagem de PIV para placas Mercosul varia entre valores mínimo e máximo para cada categoria veicular. O valor unitário da placa para motocicletas e assemelhados está fixada entre R$126,50 e R$158,13, segundo a Portaria publicada no último mês de dezembro.
Valores estabelecidos para os demais veículos custam agora, por unidade, entre R$104,01 e R$ 130,01. A uniformização nos preços das placas é uma das ações de planejamento que se torna realidade para o público que busca o serviço das credenciadas junto ao Detran-BA, após criterioso trabalho de estudo e pesquisa, com colaboração da ABEEP (Associação Baiana das Empresas Estampadoras).
“Além de possibilitar maior transparência ao processo para que o cidadão tenha a segurança que os valores cobrados pelo serviço são disciplinados pelo Detran-BA, passamos a colaborar com a uniformidade e sustentabilidade das estampadoras, que terão melhores oportunidades de mercado”, reforça o diretor-geral do órgão, Rodrigo Pimentel.

Chegaram ao Brasil, na madrugada desta quinta-feira (13), as primeiras doses da vacina da Pfizer contra Covid-19 destinadas a crianças de 5 a 11 anos. A remessa com 1,2 milhão de doses será distribuída a estados e municípios para iniciar a aplicação.
De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, 4,3 milhões de doses pediátricas serão entregues neste mês. Esta remessa é a primeira de três que serão enviadas ao país.
Na lista divulgada pela pasta, a Bahia receberá 7,07% dessas doses, o que equivale a 304,010 mil imunizantes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a expectativa é de que a vacina chegue à capital baiana entre hoje (13) e amanhã (14).
Segundo o Ministério da Saúde, durante o primeiro trimestre devem chegar ao Brasil cerca de 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo. Em fevereiro, a previsão é que sejam entregues mais 7,2 milhões, e em março, 8,4 milhões.

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) confirmou que testou positivo para a Covid-19, nesta quarta-feira (12). Lídice revelou que está com sintomas leves e já se imunizou com três doses da vacina contra a infecção.
“Estou em casa, afastada das atividades presenciais, mas ligada em tudo o que está acontecendo, sobretudo nos desmandos deste governo e nas necessidades do meu povo querido da Bahia. Em breve, estarei na luta juntamente com vocês. Um grande abraço”, disse nas redes sociais.

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, testou positivo para a Covid-19. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (12) nas redes sociais do ministério.
Conforme divulgado, Damares passa bem. Ela apresentou sintomas leves e está em isolamento desde a última semana. O resultado do exame saiu na segunda-feira (10).
Ainda de acordo com a publicação, a ministra já tomou as duas doses da vacina da Pfizer contra a doença.

Em função da nova escalada COVID em Brumado, na Bahia e no Brasil, por responsabilidade social e proteção à saúde da nossa população, comunicamos que o evento político que faríamos dia 21/01/2022, com nosso pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto e lideranças.
O evento está adiado para data futura, quando tivermos condições de segurança e proteção à saúde de todos nós. Agradecemos pela compreensão e pedimos que usem máscara e protejam-se, logo estaremos juntos novamente. Abraço, Fabrício Abrantes.

Guarnições da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis, apreenderam na manhã desta segunda-feira (10), com o apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), 40 m³ das madeiras pau d’arco, angico e aroeira numa serraria, na zona rural de Serra Dourada, Oeste baiano.
Quando as equipes chegaram na Fazenda Arará encontraram uma fábrica clandestina, que após análise técnica do Inema constatou que o material era fruto de desmatamento. De acordo com a comandante Cippa, major Sheila Karina Silva Dias, os materiais apreendidos demoram para se desenvolverem na natureza, uma das razões para serem protegidos por lei.
Segundo a oficial, o proprietário já está sendo procurado e, posteriormente, será notificado. Já os materiais foram levados para uma unidade do Inema. “Esse trabalho em parceria com instituto é realizado durante rondas rurais. Temos desenvolvido diversas ações voltadas para a proteção da fauna, flora, extração de minérios irregulares e outros”, disse a major.