MENU

Trabalhadores informais nascidos em agosto recebem a partid deste sábado (26) a terceira parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.
O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente, segundo a Agência Brasil.
No último dia 15, a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da terceira parcela. O calendário de depósitos, que começaria no último dia 20 e terminaria em 21 de julho, foi antecipado para o período de 18 a 30 de junho.
Ao todo 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.
Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.
O pagamento da terceira parcela aos inscritos no Bolsa Família começou no último dia 17 e segue até o dia 30. O auxílio emergencial somente será depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social. Em todos os casos, o auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

O transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário voltou a funcionar, em toda a Bahia, a partir das 5h deste sábado (26). A circulação, a saída e a chegada dos transportes estavam suspensas até a próxima segunda-feira (28), mas o Governo do Estado decidiu antecipar o funcionamento para este sábado (26).
Segundo o governo, para evitar aglomeração, a ocupação deve ser limitada a 70% da capacidade do transporte até o dia 4 de julho. Não será permitida a disponibilização de transportes extras.
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) vale para qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, assim como ferry boats, catamarãs, lanchinhas e balsas.
A fiscalização do decreto é de responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba).

O governo João Doria (PSDB) multou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela segunda vez por não usar máscara em evento em Sorocaba (SP), nesta sexta-feira (25), apesar da lei estadual que obriga o uso da proteção contra a transmissão do coronavírus.
Além de Bolsonaro, três ministros e 12 autoridades também receberam a multa, de acordo com informação do governo paulista. Cada um recebeu autuação de R$ 552,71 pelo não uso de máscara em espaço público.Em 12 de junho, ocasião em que prticipou de uma motociata em São Paulo, Bolsonaro já havia sido multado pela mesma razão.
Nesta sexta (25), foram multados os ministros Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Fábio Faria (Comunicações) e Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), além do senador Luis Carlos Heinze e dos deputados federais Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli, Caroline De Toni e Guilherme Muraro Derrite.
Um decreto, de maio de 2020, obriga o uso de máscaras no estado de São Paulo. As multas são enviadas pelos Correios. A viligância sanitária estadual já aplicou 7.886 autuações por infrações a normas de prevenção da Covid entre 1º julho de 2020 e 14 de junho de 2021.

Se as eleições presenciais ocorressem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno com 44% dos votos contra 39%, pelo menos é o que aponta a pesquisa da EXAME/IDEIA divulgada nesta sexta-feira (25). Segundo o levantamento, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com a EXAME, o levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 22 e 24 de junho, em entrevistas feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares.
Região
Segundo a pesquisa, Lula venceria Bolsonaro no Nordeste (51% x 35%), no Sudeste (47% x 37%), e no Norte (41% x 34%). Em relação à região Centro-Oeste, a situação se inverte em favor do atual presidente: (64% x 25%), e no Sul (40% x 33%).
Primeiro Turno
No levantamento feito em relação ao primeiro turno, Lula aparece à frente de Bolsonaro, mas com margem de erro apertada (22% x 19%). Logo atrás deles está Ciro Gomes (PDT), com 6%, Sergio Moro e João Dória (PSDB), ambos com 2%, Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Tasso Jereissati (PSDB), ambos com 1% das intenções de voto. A pesquisa realizou a abordagem sem mencionar os candidatos.

O Brasil alcançou nesta sexta-feira (25) 511.142 óbitos causados pela Covid-19 e 18.322.760 infectados pelo novo coronavírus. Os dados são do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, de acordo com o R7. No dia, foram registrados mais 2.001 mortes e 79.277 novos casos confirmado
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados com o maior número de óbitos, respectivamente. Segundo o Conass, a taxa de letalidade do coronavírus no Brasil é de 2,8%
O Ministério da Saúde acrescenta que mais de 16 milhões de infectados já estão recuperados. A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 1.806 e a média móvel de novos casos é de 74.471, ambas com tendência de queda.
Na vacinação, cerca de 69 milhões de pessoas receberam a primeira dose de imunização (43% da população adulta) e aproximadamente 25 milhões de vacinados já receberam a segunda dose. No momento, quatro tipos de vacina são aplicadas no país: CoronaVac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen.

Casos confirmados de COVID-19 nas últimas 24h em Brumado.
.
👉🏻 Segunda-feira, 21/06: 27 novos casos (0 óbito)
👉🏻 Terça-feira, 22/06: 10 novos casos (0 óbito)
👉🏻 Quarta-feira, 23/06: 19 novos casos (0 óbito)
👉🏻 Quinta-feira, 24/06: 05 novos casos (0 óbito)
👉🏻 Sexta-feira, 25/06: 20 novos casos (+01 óbito)

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 13 cidades do País por conta de desastres naturais, a maioria por estiagem. Sete deles estão localizados na Bahia. A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (25) do Diário Oficial da União (DOU).
Canudos, Central, Coribe, Iramaia, Nova Redenção, Palmas de Monte Alto e Pilão Arcado foram os municípios baianos reconhecidos pelo órgão nacional devido à estiagem que atinge o estado. Em todo o território estadual, há 111 municípios em situação de emergência, a maioria por estiagem, mas também por causa de chuvas e tempestades.
No Rio Grande do Norte, os municípios de Bodó, Passa e Fica e Passagem entraram em estado de emergência por estiagem. No estado, 78 municípios estão na mesma condição, quase todos por seca ou estiagem.
O município de Itaporanga, na Paraíba, também entrou em situação de emergência por estiagem, assim Campo Erê, em Santa Catarina. Já no Amazonas, a cidade de Autazes obteve o reconhecimento federal devido a inundações.
Acesso a recursos
Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.
Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) tentou pular o muro de sua casa para escapar da Polícia Federal durante o cumprimento à ordem de prisão assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, segundo o relatório de inteligência da PF. Ainda de acordo com o texto, o parlamentar bolsonarista “retornou prontamente” ao ser flagrado por um policial.
A Procuradoria-Geral da República disse que o novo mandado de prisão foi expedido porque Silveira tentou violar 36 vezes as regras de uso da tornozeleira, ficando até cinco horas sem emitir sinal para a Polícia Federal. O deputado ainda não realizou o pagamento da fiança de R$ 100 mil por supostas violações.
Silveira foi preso pela primeira vez em fevereiro após fazer apologia ao AI-5, instrumento da ditadura militar, que reprimia a liberdade de expressão e de imprensa.

O Banco do Brasil e a Fundação Cesgranrio divulgaram na última quinta-feira (24) o Edital de abertura do concurso público 2021. Há vagas para o estado da Bahia. As inscrições seguem até o dia 28 de julho. São 2 mil vagas para Escrituário – Agente Comercial, mais 2 mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócio, 240 vagas para Escrituário – Agente de Tecnologia, e outras 240 de cadastro reserva, em foco em conhecimentos de TI.
A Taxa de inscrição custa R$ 38,00 e a realização das provas está prevista para acontecer no próximo dia 26 de setembro de 2021. Para participar do processo seletivo, é preciso ter nível médio completo e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.
A remuneração inicial é de R$ 3.022,37, para jornada de 30 horas semanais, além de vale alimentação/refeição de R$ 831,16 por mês e a cesta alimentação, no valor mensal de R$ 654,87. Para se inscrever no concurso basta acessar o site da Fundação Cesgranrio.

Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ministros da sua gestão promoverem declarações públicas com ofensas contra mulheres, a Justiça condenou o governo federal a pagar multa de R$ 5 milhões por danos morais coletivos.
A União também terá de investir R$ 10 milhões em campanhas de conscientização sobre problemas sociais enfrentados pelas mulheres no Brasil, a exemplo de violência doméstica e assédio sexual.
Além das declarações do presidente, segundo a Folha de S.Paulo, a Justiça Federal também levou em consideraçao para tomar a decisão falas em diversas situações, desde o início do governo, feitas pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves; pelo ministro da Economia, Paulo Guedes; pelo ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo; e pelo deputado Federal e filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).
Segundo a decisão, as declarações constituem abuso da liberdade de expressão no desempenho do poder estatal e afronta aos deveres basilares no desempenho das atribuições de seus cargos.
A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal em agosto do ano passado. O órgão entrou com a ação por considerar que “desde o início da atual gestão, integrantes da cúpula do governo federal já proferiram uma série de declarações e atos administrativos que revelam um viés preconceituoso e discriminatório contra o público feminino, reforçando estigmas e estimulando a violência”.
Leia mais »