MENU

Cinco estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) morreram em um acidente de carro na noite de quinta-feira (18), na BR-242, em Itaberaba, na Chapada Diamantina. O veículo que eles estavam bateu de frente com um caminhão que transportava óleo vegetal.
Todos as vítimas eram alunos do curso de pós-graduação em de Ensino em Ciências Ambientais. Eles viajavam para o campus avançado que a Universidade tem em Lençóis, pois teriam uma aula na manhã desta sexta-feira (19).
Os universitários foram identificados como Cíntia de Souza Franca, de 36 anos, e Carolina Silva do Amor Divino, de 30, que são de Salvador, Jaris Medeiros Gonçalves, de 39, e Marcos de Oliveira Silva, de 34 anos, de Santo Estevão, e Rauny Chaves Fernandes, de 35 anos, de Lauro de Freitas.
Quatro deles morreram na rodovia. O quinto foi levado para o hospital de Itaberaba, mas não resistiu. A causa do acidente ainda não foi confirmada, mas a suspeita é que houve uma ultrapassagem em local proibido. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está investigando qual dos dois veículos fez a ultrapassagem.

O concurso 2.589 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (6), em São Paulo. Ninguém acertou as seis dezenas, e o prêmio estimado para o próximo sorteio acumulou em R$ 40 milhões.
Veja os números sorteados: 01 – 15 – 16 – 25 – 32 – 36
5 acertos – 35 apostas ganhadoras: R$ 83.308,16
4 acertos – 3.201 apostas ganhadoras: R$ 1.301,28
O próximo sorteio da Mega-Sena será na terça-feira (09).

Quatro garimpeiros morreram durante uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em terras indígenas yanomami, em Rondônia. O episódio ocorreu na noite do último domingo (30).
A PRF informou que a guarnição foi recebida a tiros por garimpeiros ilegais durante o desembarque de uma aeronave do órgão. De acordo com a instituição, os garimpeiros estavam “munidos de armamento de grosso calibre”.
Na ação, foram apreendidos um fuzil, sete espingardas, 38 munições de variados calibres, duas miras holográficas, três pistolas e carregadores. O caso será investigado pela Polícia Federal.
A morte dos garimpeiros ocorre um dia após um indígena ser assassinado com um tiro na cabeça na mesma região. Outros dois ficaram feridos em estado grave.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou ao Brasil nesta quinta-feira (30), depois de passar três meses fora do país, nos Estados Unidos. Bolsonaro desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília em voo comercial. O avião comercial vindo de Orlando pousou no aeroporto internacional de Brasília às 6h38.
Segnudo informações do jornal Folha de S. Paulo, Bolsonaro não deve sair pelo saguão tradicional do aeroporto, seguindo determinação das autoridades de segurança. O ex-mandatário agora deve seguir para a sede do PL, onde participa de um evento com correligionários e apoiadores. A imprensa não será autorizada a acompanhar, a pedido do próprio Bolsonaro.
Bolsonaro partiu para os Estados Unidos no dia 30 de dezembro, às vésperas do fim do seu mandato presidencial. O objetivo foi não precisar passar a faixa presidencial para Lula, ignorando dessa forma o ritmo democrático de transferir simbolicamente o poder a seu sucessor.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), abriu processo seletivo para o preenchimento de vagas para a Especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias. O curso será ofertado na modalidade EAD e serão disponibilizadas 25 vagas para o polo de Brumado. Todas as informações sobre os critérios e o processo de inscrição estão no Edital (veja aqui). As inscrições são somente até a próxima segunda-feira, 27 de março.

por Adriano Villela
Rebatizado de Mais Saúde para o Brasil, o programa Mais Médico será relançado pelo governo federal na segunda-feira (20). A data foi confirmada nas redes sociais pelo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta (PT).
Segundo o ministro, além dos profissionais de saúde, o programa vai investir em reforma e construção de unidades básicas. “Serão incluídos profissionais especializados em diversas áreas para ampliar o atendimento à população, afirmou o ministro, na postagem.
O Mais Médico foi criado em 2013, no primeiro governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Em 2018, no final da gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB) sofreu uma mudança com a saída de profissionais de saúde de Cuba. “O Mais Médicos chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios”, destacou Pimenta.

O clube de Karate-do Tradicional Shidokantiger localizado na ENSF na Av. Otávio Mangabeira, 282, registrado pela Federação Baiana de Karatê Dô Tradicional e Confederação Brasileira de Karatê Dô Tradicional. Atuando no município e adjacências há mais de 25 anos, levando aos atletas a adquirir: educação, disciplina, respeito, valores étnicos e morais.
Contamos com atletas que já foram campeões baianos e com participação em campeonato brasileiro, sob a coordenação e orientação de Arlen de Andrade Santos e supervisão do mestre Elias Carvalho, faixa preta 6 dan e várias vezes campeão baiano, brasileiro, pan-americano, técnico de Karatê-Do tradicional com apoio dos professores, Lorena Nolasco, Giliard Ramos, Fabio Jobert e Mateus Coqueiro.

Como sempre trazendo grandes nomes do Karatê no âmbito nacional e internacional para agregar conhecimento com nossos alunos. Desta vez trazendo no dia 27 de maio, na quadra poliesportiva da ENSF, uma das maiores atleta do mundo, a sensei Martinna Rey, faixa preta 5 dan, nove títulos de campeã mundial, 10 títulos pan-americana, 39 títulos de campeã brasileira, 43 de norte nordeste, 75 de campeã baiana, é também professora universitária e bacharel em direito. Teremos a presença do mestre Elias Carvalho ao evento.
Hoje o Clube atinge mais 180 associados em Brumado, atendendo crianças autistas, síndrome de Down e outros casos especiais, físicos e psicológicos, em um projeto social que abrange mais de trinta crianças. Maiores informações com o sensei Arlen Andrade Santos pelo Cel. (77) 9994 54472.

O ex-presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump afirmou que pode ser preso nos próximos dias. O ex-mandatário americano usou as redes sócias, neste sábado (18), para divulgar a notícia.
Segundo Trump, a sua prisão está relacionada a um caso antigo envolvendo suposto suborno pago à atriz pornô Stormy Daniels. Ele aproveitou o desabafo para pedir ajuda, em forma de “protesto”, para os seguidores.
No Truth Social, Trump alegou que o escritório do promotor de Manhattan o prenderá em alguns dias e classificou a investigação como “corrupta e altamente política”, chamando as suspeitas contra ele de “conto de fadas antigo e totalmente desmascarado”.
A investigação se concentra em um suposto pagamento de US$ 130 mil efetuado antes das eleições de 2016 para impedir que Stormy, cujo nome civil é Stephanie Clifford, divulgasse um suposto caso com Trump. O ex-presidente nega ter se relacionado com ela. “Proteste e recupere a nossa nação”, escreveu.

Representação foi feita pela deputada Luciene Cavalcante (Psol). Foto: Divulgação
O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito para investigar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo crime de peculato no caso das armas trazidas após uma viagem feita ao Oriente Médio, em 2019. A representação foi feita pela deputada Luciene Cavalcante (Psol).
O procurador da República Caio Vaez Dias, do Distrito Federal, foi designado para o caso. Ele faz parte do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF na capital do país.
O crime de peculato ocorre quando um funcionário público, em razão do cargo que ocupa, desvia bens públicos em benefício próprio ou de terceiros. Nesta semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o ex-presidente entregue em até cinco dias as joias e as armas que recebeu do governo saudita.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, deve antecipar a aposentadoria da Corte. A informação é da coluna Bela Megale, do O Globo.
De acordo com o jornal, a decisão foi reportada por Lewandowski a interlocutores nesta semana. A expectativa é de que o ministro, que completa 75 anos em maio, deva se aposentar na última semana de abril.
Lewandowski deve conversar ainda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a vaga no STF. A escolha do ministro para ocupar a vaga no órgão é o jurista baiano Manoel Carlos de Almeida Neto. Ele já atuou como foi secretário-geral do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas gestões de Ricardo Lewandowski.