MENU

O prazo para pagar o IPVA deste ano com 20% de desconto já se encerrou, mas o proprietário do veículo pode ter 10% de redução caso pague o tributo à vista até a próxima sexta-feira (10). Quem trilhar o caminho do parcelamento tem a opção de dividir o tributo em cinco vezes, em calendário que varia a depender do último número das placas. A tabela pode ser consultada no site do Detran.
A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) alerta que, caso descumpra um dos prazos de pagamento, o contribuinte perde o direito ao parcelamento e deverá quitar o valor integral no dia do vencimento da última cota. Para o licenciamento do veículo ser concluído, o proprietário deve pagar também a taxa de licenciamento anual e, se houver, as multas.
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico só é emitido pela via online, no CRLV-e. O proprietário deve imprimi-lo ou gerar o arquivo digital, salvando no celular.
Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual no site da Sefaz-BA ou mandar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

A Polícia Federal (PF) definiu o delegado que vai conduzir as investigações da entrada ilegal de joias presenteadas pela Arábia Saudita à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. As informações são do g1.
O escolhido foi Adalto Ismael Rodrigues Machado, da delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal de São Paulo. Conforme o GloboNews, no ofício da Polícia Federal constam dois artigos de crimes que serão investigados no caso das joias:

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou nesta segunda-feira (6), junto a outros integrantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), de uma reunião com o presidente Lula, em Brasília. Na capital federal, o prefeito participa também de encontros com outras autoridades.
Um dos assuntos que estiveram em pauta com o chefe do Executivo nacional foi a dificuldade enfrentada pelos municípios com o transporte público. “Explicamos ao presidente que o sistema de transporte está falido, que a tarifa não remunera mais o sistema. Ouvimos dele que precisávamos ter criatividade para enfrentar esse assunto, que a gente debatesse e buscasse alternativas para isso”, afirmou o prefeito da capital baiana.
Ainda no encontro com Lula, os prefeitos destacaram a importância de preservar tributos municipais, principalmente o ISS, no âmbito da reforma tributária. “É isso que faz com que os municípios tenham condições de resolver as demandas do dia a dia dos cidadãos”, explicou o chefe do Executivo soteropolitano.
“Com o presidente Lula, tratamos também da criação do Conselho Federativo, essa entidade na qual terão assentos prefeitos, governadores e o governo federal”, acrescentou Bruno. Em janeiro, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou a criação do Conselho da Federação, que reunirá associações de representação de municípios – entre elas a FNP – os chefes de Executivo estaduais e o presidente da República.
Leia mais »

O procurador da República no Rio de Janeiro, Julio Araujo Junior, cobrou do governo federal a regulamentação e implementação de programa de distribuição gratuita de absorventes para estudantes do ensino fundamental e médio, pessoas em cárcere e em situação de vulnerabilidade. A manifestação ocorreu nesta segunda-feira (06) no âmbito de ação apresentada pela associação civil Criola.
O procurador relata a ausência de medidas tomadas pela administração federal para a implementação do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, instituído em março de 2022, nos meses seguintes. É requerido que o governo apresente em 15 dias um plano para “assegurar a cessação de violações aos direitos fundamentais do grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade que menstruam.”
Em 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou o projeto de Lei que garantia a distribuição gratuita de absorventes.

Com retorno previsto para o Brasil em março, a volta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao solo brasileiro pode ser adiada após o caso das joias destinadas à ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, avaliadas em R$ 16 milhões, ter sido revelado. As informações são da coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo.
Apoiadores de Bolsonaro afirmam que o melhor é o ex-presidente esperar os desdobramentos das investigações da Polícia Federal e que caso ele retorne ao Brasil, deve se tornar um alvo fácil de opositores do governo.
É apontado ainda que as explicações dadas por Bolsonaro não afastam um desgaste político.

A senadora Damares Alves (Republicanos) teve a candidatura para participar da Comissão Temporária Externa, no Senado Federal, que acompanha a crise humanitária dos índios Yanomami barrada A decisão foi do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).
De acordo com o portal Metrópoles, o escolhido para participar da comissão foi o senador Marcos Pontes (PL). Pacheco justificou que o parlamentar havia apresentado a candidatura primeiro que a ex-ministra da Mulher e Direitos Humanos.
O nome da senadora para a comissão não agradou opositores. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) fez um pedido de cassação, apontando Damares como uma das responsáveis pela tragédia em Roraima durante o período em que foi chefiou a pasta da Mulher e Direitos Humanos na gestão de Jair Bolsonaro (PL).

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ao NBC News, que não teve nenhuma responsabilidade pelos atos terroristas do dia 8 de janeiro, promovido por seus apoiadores, em Brasília. Conforme as declarações do ex-mandatário brasileiro, ele “não era mais presidente e estava fora do Brasil”.
Ainda em conversa com à imprensa americana, Bolsonaro responsabilizou a esquerda pela destruição das sedes dos Três Poderes durante os atos golpistas. “Todas as manifestações de direita dos últimos quatro anos foram pacíficas e não temos nada a ver com isso. Nosso povo nunca faria o que o povo fez em 8 de janeiro. Foram pessoas de esquerda que planejaram tudo isso”, frisou durante entrevista, no último sábado (4), após a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), que aconteceu em Washington (EUA).
Na oportunidade, o ex-presidente confirmou o seu retornou ao país ainda neste mês e confessou ao NBC News que não responde a processos e ““não foi citado em absolutamente nada”, após ser questionado se voltaria ao país e enfrentaria as acusações contra ele. Bolsonaro está nos Estados Unidos desde dezembro, quando foi para Orlando, na Flórida, a fim de celebrar a passagem do ano de 2022-2023.

por Gabriela Araújo
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) usou as redes sociais para compartilhar o importante encontro que teve com o cantor baiano Gilberto Gil, no último sábado (4). O encontro da dupla acontece após as falas xenofóbicas do vereador de Caixas do Sul (RS),Sandro Fantinel (Sem Partido), que insinuou que os baianos submetidos ao trabalho análago a escravidão eram “porcos” e afirmou “a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor.
Na conversa entre Leite e Gil, o chefe do Executivo gaúcho se desculpa com os baianos e manda um “abraço” a toda à população do Estado.
“Como você é um representante da Bahia, vim aqui para em seu nome poder pedir desculpas por esse absurdo que ele falou. Não representa o povo gaúcho”, pontuou o governador.
O gestor gaúcho ainda rememorou as falas de Fantinel e rebateu: “Está aqui o que eles fazem. Eles fazem Gilberto Gil, Maria Bethânia, eles fazem tantas coisas boas aí para todos nós”, disse. O encontro foi encerrado com um abraço fraterno de Eduardo Leite e o compositor Gil, seguida pela seguinte frase: “viva a Bahia!”
Após as repercussão da fala do edil, o governador do RS usou as redes sociais para repudiar o comportamento do parlamentar. Na última quarta-feira (1), o chefe do Executivo estadual classificou o discurso de Fantinel na Câmara de Vereadores como “nojento”.

A TAV brasil busca um parceiro internacional para destravar o projeto do trem de alta velocidade ou trem-bala entre Rio e São Paulo. O projeto, que foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no final de fevereiro, está orçado em R$ 50 bilhões. Segundo o diretor-presidente da empresa, o ex-diretor da ANTT Bernardo Figueiredo, empresas estrangeiras interessadas tomaram a iniciativa de entrar em contato.
Na quarta-feira (1º), a TAV Brasil – uma sociedade de propósito específico para este projeto – assinou o contrato com a agência que concede o direito de construir e explorar o trem-bala por 99 anos. A empresa pretende buscar parceiros tanto para a construção como para a operação.
Figueiredo explica que o projeto atual é diferente daquele apresentado no segundo governo Lula, que previa um túnel de 20 quilômetros ausente no formato atual. No traçado atual, o trem de alta velocidade iria da região de Pirituba, zona norte de São Paulo, a Santa Cruz – sendo articulada com as 34 estações da já existente Supervia, com a qual atingiria o centro do Rio. “Essa é uma questão que está resolvida. Não entraremos dentro dos centros urbanos, mas buscaremos parcerias”, explicou o executivo Figueiredo.
O número de estações do trem-bala caiu de oito, na primeira proposta, para quatro: São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro. Terá uma extensão de 378 quilômetros e velocidade aproximada de 350 quilômetros por hora. Fonte: CNN Brasil

Bahia e Vitória se enfrentam neste domingo (05), às 16hs, na Arena Fonte Nova, com a obrigação de vencer para ambos. A partida vale pela sexta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. O Bahia soma quatro pontos, e o Vitória dois. Um empate pode matematicamente eliminar os dois.
Classificado no Campeonato Baiano e na Copa do Brasil, o Bahia chega um pouco mais tranquilo no geral, mas no Nordestão a equipe tem a pior defesa, depois da goleada de 6×0 sofrida na quinta rodada, perante o Sport. Três jogadores não poderão atuar. O lateral reserva Ryan e o meia Acevedo estão suspensos, enquanto o zagueiro Raul Gustavo está suspenso e machucado. A tendência é que o treinador Renato Paiva mantenha a base que goleou a Jacuipense (4×1), pela Copa do Brasil.
No lugar de Acevedo, o ex-rubro-negro Yago Felipe é o favorito. O tricolor deve ir a campo com Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Marcos Victor e Matheus Bahia; Rezende, Yago Felipe e Cauly; Biel, Jacaré e Ricardo Goulart.
No Vitória, além das eliminações no Baiano e na Copa do Brasil, o presidente Fábio Mota pode renunciar. O dirigente relatou ter recebido ameaças contra sua família, o que motivou o Conselho Deliberativo a agendar uma reunião extraordinária para a segunda-feira (6). No campo, o técnico Leo Condé já pode contar com o goleiro Thiago Rodrigues, que deu trabalho ao Bahia na Série B do ano passado quando atuava pelo Vasco da Gama.
O rubro-negro deve ser escalado com Thiago Rodrigues; Zeca, Dankler, Camutanga e Guilherme Lazaroni; Léo Gomes, Eduardo, Gegê e Thiago Lopes; Rafinha e Léo Gamalho. A princípio, o jogo terá apenas a torcida do Bahia, mas o deputado Diego Castro (PL) acionou a CBF solicitando uma carga de ingressos para o time visitante. Até a publicação dessa matéria, a entidade não havia respondido ao parlamentar. Com informações do Globo Esporte Bahia.