por Gabriela Araújo
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) usou as redes sociais para compartilhar o importante encontro que teve com o cantor baiano Gilberto Gil, no último sábado (4). O encontro da dupla acontece após as falas xenofóbicas do vereador de Caixas do Sul (RS),Sandro Fantinel (Sem Partido), que insinuou que os baianos submetidos ao trabalho análago a escravidão eram “porcos” e afirmou “a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor.
Na conversa entre Leite e Gil, o chefe do Executivo gaúcho se desculpa com os baianos e manda um “abraço” a toda à população do Estado.
“Como você é um representante da Bahia, vim aqui para em seu nome poder pedir desculpas por esse absurdo que ele falou. Não representa o povo gaúcho”, pontuou o governador.
O gestor gaúcho ainda rememorou as falas de Fantinel e rebateu: “Está aqui o que eles fazem. Eles fazem Gilberto Gil, Maria Bethânia, eles fazem tantas coisas boas aí para todos nós”, disse. O encontro foi encerrado com um abraço fraterno de Eduardo Leite e o compositor Gil, seguida pela seguinte frase: “viva a Bahia!”
Após as repercussão da fala do edil, o governador do RS usou as redes sociais para repudiar o comportamento do parlamentar. Na última quarta-feira (1), o chefe do Executivo estadual classificou o discurso de Fantinel na Câmara de Vereadores como “nojento”.