Dando continuidade a agenda que tem como objetivo ouvir todos os grupos que compõe a comunidade brumadense, conhecendo suas demandas, a fim de construir um projeto político participativo, o pré-candidato a prefeito de Brumado, o empresário e administrador Fabrício Abrantes, convidou os artistas da cidade para um roda de conversas nesta terça-feira (12).
Para Fabrício Abrantes, a cultura é instrumento de formação do cidadão, serve para desenvolver o senso crítico, possibilitar reflexões e, por este motivo, os direitos culturais são resguardados pela Constituição Federal, conforme exposto no art. 215 da Magna Carta, onde cita que a garantia do pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional é dever do Estado, que deverá, inclusive, apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais.
O Estado, portanto, não é apenas um órgão incentivador, cabendo também a ele, em todas as esferas (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) os papeis de proteger, fomentar e ainda de regular.
Durante a conversa, os artistas foram enfáticos em declarar que falta investimento e valorização da cultura e arte local, rica em manifestações de várias ordens e celeiro de artistas. Ressaltaram a necessidade de regaste da cultura popular, citando a Chula do Pilão (Dança do Pilão), Termo de Reis, Festival de Música Popular de Brumado (FEMP-B), Capoeira, festejos juninos, Carnaval, feira de literatura, dentre outras manifestações, bem como incentivo a projetos voltados a crianças e adolescentes.
Propuseram, ainda, a criação de um calendário anual de cultura, com oportunidade para todos os artistas da terra.