O professor e ex-secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, de 63 anos, foi internado nesta segunda-feira (3), no Hospital Geral Roberto Santos.
A assessoria de comunicação da unidade de saúde, confirmou que Portugal está em coma induzido, por conta de estado crítico de saúde, em virtude de um quadro de choque cardiogênico, emergência médica na qual há insuficiência de irrigação sanguínea, porque o coração não consegue bombear sangue com eficiência.
A literatura médica trata o quadro como grave, pois se caracteriza por reduzir o suprimento de oxigênio e nutrientes para o resto do organismo, podendo ser fatal se não tratado imediatamente.
Apresentando estado grave com sinais de insuficiência respiratória, o professor foi socorrido em sua residência, por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Testado para Covid-19, ele aguarda resultado dos exames.
Portugal se tornou conhecido por aparições na TV, em programas como o Aprovado, da Rede Bahia, além das suas composições musicais, em parcerias de sucesso com Raimundo Sodré, Roberto Mendes e Lazzo Matumbi.