No sábado (08), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) partiu para Letícia, na Colômbia, a fim de participar do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, um evento organizado pelo governo colombiano. Com essa nova visita internacional, a Colômbia se tornou o 13º país que Lula visitou desde o início do ano.
O petista já realizou mais viagens internacionais do que as registradas durante todo o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL), que visitou 10 países nesse período. Se considerarmos apenas os primeiros seis meses do mandato passado, Bolsonaro esteve em apenas seis países.
Ao contrário do isolamento observado durante o mandato de Bolsonaro, Lula tem adotado uma abordagem diplomática para restabelecer laços com aliados estratégicos e recuperar o protagonismo do país em questões como meio ambiente e direitos humanos.
De janeiro a julho deste ano, Lula concentrou-se em agendas na Europa, realizando visitas a Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália, Vaticano e França. Além disso, ele também visitou mais países nas Américas, como Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Colômbia, e na Ásia, incluindo China, Emirados Árabes Unidos e Japão.