O quarto dia da Copa do Mundo do Catar foi marcado pela virada do Japão contra a Alemanha e pela impiedosa goleada da Espanha (foto) sobre a Costa Rica. O time do técnico Luis Enrique fez sete gols no experiente goleiro Keilor Navas, através de Olmo, Asensio, Ferrán Torres (2), Gavi, Soler e Morata. Croácia e Marrocos protagonizaram o terceiro 0x0 da competição.
Até aqui, os favoritos ou golearam – Inglaterra 6 x 2 no Irã, França 4×1 sobre a Austrália e Espanha 7 x Costa Rica 0 – ou perderam. Casos da Argentina (1×2 Arábia Saudita) e da Alemanha, superada nesta quarta, pelo mesmo placar, pelo Japão. Gündogan abriu o marcador, cobrando pênalti, mas viu Asano e Doan levaram os japoneses a uma vitória histórica. Ironicamente, os alemães se despediram mais cedo na Copa da Rússia, em 2018, ao perder para outra seleção asiática, a Coreia do Sul (2×0), ainda na primeira fase.
No fechamento do dia, a Bélgica venceu o Canadá com gol de Batshuayi. Os canadenses tiveram a oportunidade de abrir o placar, no primeiro tempo, mas a penalidade foi defendida pelo goleiro Courtois.
Com os resultados desta quarta, Espanha e Japão lideram o grupo E, com 3 pontos. O time europeu fica na frente, com o melhor saldo de gols da chave e do torneio. Alemanha e Costa Rica não pontuaram. Na chave F, a Bélgica está isolada na frente , com 3 pontos, contra 1 de Croácia e Marrocos e zero do Canadá. Com informações do GE.