A reclusão do presidente Jair Bolsonaro (PL) após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições refletiu na queda de sua participação nas redes sociais.
Segundo informou a coluna Painel, na Folha de S. Paulo, a conclusão é do monitoramento da agência de análise de dados .MAP. A pesquisa analisou uma amostra extraída de um universo de 1,4 milhão de publicações públicas diárias no Twitter e Facebook.
Na semana de 10 a 16 de novembro, durante o período de isolamento de Bolsonaro, as menções a ele somaram 295 mil publicações, o que corresponde a 6,4% do universo analisado. No mês de outubro, em comparação, as postagens relativas ao presidente somaram 41,9 milhões.
Por outro lado, segundo o levantamento, Lula somou 904,9 mil menções de 10 a 16 de novembro, o equivalente a 19,6% de participação. Em outubro, mês eleitoral, o número havia sido de 21,9 milhões.
A agência identificou ainda o recuo no número de postagens sobre política, em geral, tendo passado de 76,6% para 44,2% de outubro para novembro. Já temas voltados ao bem-estar passaram de 17,8% para 54,3% no período.