EUA afirmam que Israel aceitou cessar-fogo em Gaza e esperam ‘sim’ do Hamas — Brumado VerdadeBrumado Verdade EUA afirmam que Israel aceitou cessar-fogo em Gaza e esperam ‘sim’ do Hamas — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 21 de Novembro de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

EUA afirmam que Israel aceitou cessar-fogo em Gaza e esperam ‘sim’ do Hamas

21 agosto 2024 | 0:32

. Foto: Redes sociais

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, aceitou uma proposta de cessar-fogo para interromper a guerra em Gaza, mas que o próximo passo é o Hamas aceitar a proposta, enquanto o governo Biden busca finalmente encerrar o conflito de 10 meses.

Blinken, em sua nona visita à região desde o ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro, descreveu o acordo proposto como “um acordo de transição” e admitiu que “nem todos os detalhes estão definidos”. No entanto, o plano se baseia em uma proposta que o presidente Joe Biden apresentou no final de maio, mas que foi rejeitada por ambas as partes.

Ele destacou que os EUA “nunca desistirão”, mas alertou que cada dia que passa aumenta o risco para os reféns e a chance de que as negociações fracassem. O Irã e o Hezbollah prometeram retaliação pelos recentes assassinatos que atribuem a Israel, e a viagem de Blinken foi em parte um esforço para evitar tais ataques.

O principal diplomata dos EUA também informou que viajará para o Egito e o Catar para entender o que os líderes desses países estão ouvindo do Hamas sobre os próximos passos.

Blinken enfatizou a necessidade de um “cessar-fogo duradouro”, uma frase que reflete o equilíbrio entre a insistência anterior de Netanyahu em continuar a guerra até a destruição do Hamas e a demanda do grupo por um fim permanente à guerra e a retirada das tropas israelenses de Gaza.

Em um comunicado, Netanyahu descreveu sua reunião com Blinken como “boa e importante” e expressou apreço pelo reconhecimento dos EUA das necessidades vitais de segurança de Israel em meio aos esforços de trégua.

Netanyahu destacou que sua prioridade em qualquer acordo é a libertação do maior número possível de reféns vivos mantidos pelo Hamas como parte de um cessar-fogo na primeira fase. Enquanto isso, do lado de fora do hotel de Blinken em Tel Aviv, dezenas de manifestantes segurando fotos dos reféns pediram que ele pressionasse Netanyahu a aceitar o acordo.

Na segunda-feira, Blinken também se reuniu separadamente com o presidente de Israel, Isaac Herzog, e com o ministro da Defesa, Yoav Gallant, oferecendo suas condolências pelas vidas perdidas em recentes ataques terroristas contra soldados e civis israelenses.

Tags: