O Facebook anunciou uma mudança em sua política de publicação que vai privilegiar posts de amigos e familiares dos usuários, reduzindo o alcance para posts de marcas e empresas de notícias. Segundo informações do jornal O Globo, a alteração já começará a ser percebida nas próximas semanas, com menos vídeos virais e publicações de organizações de mídia e negócios – por outro lado, aparecerão mais fotos e textos publicados por amigos e parentes. “A pesquisa mostra que, quando usamos a rede social para nos conectarmos com pessoas com as quais nos importamos, pode ser bom para nosso bem-estar. Podemos nos sentir mais conectados e menos sozinhos, e isso está ligado a felicidade e saúde no longo prazo. Por outro lado, ler artigos de forma passiva ou ver vídeos, mesmo que sejam de entretenimento ou informativos, pode não ser tão bom”, justificou Zuckerberg em um post no Facebook. A publicidade não será afetada, de forma que os mesmos anúncios continuarão sendo vistos. No entanto, as companhias que usam o Facebook para se comunicar com os clientes sem pagar pelos anúncios também serão afetados com a nova política.