O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (24) a ampliação do reforço com a vacina bivalente contra a Covid para todos acima de 18 anos. Em nota, a pasta afirma que a recomendação “tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país.”
Segundo o ministério, a partir de agora cerca de 97 milhões de brasileiros poderão procurar as unidades de saúde para receber o reforço. A vacinação em cada cidade, no entanto, depende de decisão dos gestores locais. “Como o Sistema Único de Saúde (SUS) é de gestão compartilhada, os municípios têm autonomia para decidir como farão a vacinação, podendo, inclusive escalonar por faixas etárias dentro da recomendação do ministério”.
A imprensa procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para saber se a medida já está valendo na cidade. No entanto, a secretaria informou à reportagem que nesta terça-feira (25) ainda não estará aplicando a vacina Bivalente à todos acima de 18 anos. “Amanhã ainda não. Amanhã continuará sendo para quem te 60 anos ou mais. Ainda não recebemos a nota técnica. Sem ela não podemos iniciar aqui em Salvador”, diz a secretaria.
No entanto, segundo pasta, a expectativa é que a ampliação aconteça já nos próximos dias.
Balanço
Segundo balanço do ministério, até a última semana mais de 10 milhões pessoas já haviam recebido reforço por meio da vacina bivalente, sendo 8,1 milhões das doses em idosos com 60 anos ou mais.
Na nota técnica em que emite a recomendação, a pasta reitera a importância de incentivar quem não foi vacinado a receber o esquema primário completo e dose de reforço – por enquanto, crianças e adolescentes com idade entre 5 anos e 17 anos, 11 meses e 29 dias receberão reforço em vacina monovalente.
“Ressalta-se que o Ministério da Saúde mantém a recomendação de vacinação contra a covid19 de toda a população elegível acima de 6 meses de idade considerando as especificidades da população e epidemiologia do país”, diz o texto.