O vice-presidente Geraldo Alckmin garantiu que o governo federal vai apoiar o estado de São Paulo na construção de casas para as famílias atingidas pelas chuvas no litoral norte de São Paulo e outras que vivem em áreas de risco na região.
O governo estadual já conseguiu desapropriar um terreno de cerca de 10 mil metros quadrados em Barra do Sahy, na cidade de São Sebastião, que será destinado para a construção de moradias com o apoio da União.
O vice-presidente disse ainda que há um condomínio do programa Minha Casa, Minha Vida praticamente pronto em Bertioga, cidade que também foi atingida pelas chuvas, e alguns dos 1,5 mil apartamentos podem ser direcionados aos desabrigados pela chuva.
Alckmin visitou neste sábado a cidade de São Sebastião, que foi a mais atingida pelas chuvas no final de semana passado e já conta 56 mortos em deslizamentos. Outra vítima fatal foi encontrada na cidade vizinha, Ubatuba. As cidades do litoral norte do estado também têm cerca de 4 mil desabrigados e desalojados.
O vice-presidente viajou junto com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, sobrevoou as áreas atingidas pelas chuvas e visitou o navio-aeródromo multipropósito que está sendo utilizado como hospital de campanha.
Depois, Alckmin e Anielle se reuniram com o prefeito da cidade, Felipe Augusto, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Após a reunião, Alckmin declarou que a ordem dada pelo presidente Lula é de compor parcerias não somente na área habitacional, mas também na área de saneamento e meio ambiente, para tentar prevenir desastres futuros.