Com a intenção de garantir um estoque seguro de bolsas de sangue durante o período de pandemia com o novo coronavírus, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) está montando um plano de ação para intensificar os cuidados.
As doações de sangue teve sua dinâmica modificada desde o dia 25 de fevereiro, incluindo novos procedimentos nos critérios de doação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, por medo de transmissão do novo coronavírus.
Segundo a diretora de Hemoterapia e Hematologia da fundação, Rivânia Andrade, para evitar que o sistema fique desabastecido o Hemoba começou a trabalhar em busca de voluntários com fator RH negativo para agendar as doações.
“Com a recomendação das pessoas ficarem reservadas em suas residências e evitar locais com alto fluxo de pessoas, devemos ter uma queda nas doações.
Para amenizar este impacto, a Fundação está ligando para os doadores fidelizados e disponibilizando para a comunidade o agendamento, que é uma opção para aqueles que estão com receio de ficar em ambientes com muitas pessoas. Através da hora marcada, garantimos o número adequado de voluntários por sala e horário”, explica Rivânia.
Os interessados em doar sangue com hora marcada, podem preencher o formulário disponível no site, enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou entrar em contato pelo telefone: 71 3116-5621.