Uma operação com foco no combate de crimes ambientais no sul da Bahia resultou no embargo de mais de 370 hectares de Mata Atlântica e na apreensão de quatro tratores e uma retroescavadeira. A Operação Mata em Pé, coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi desencadeada nesta sexta-feira (20) em parceria com o Ministério Público Estadual e outras instituições de fiscalização ambiental, além de forças policiais especializadas.
De acordo com o agente ambiental federal, André Santos, da unidade do Ibama em Eunápolis (BA), muitos agricultores e pecuaristas do Espírito Santo têm sido atraídos pela oferta de terras mais baratas na região, porém, sem respeitar a legislação ambiental vigente.
O Ibama reforçou que a fiscalização será mantida em todos os estados que abrigam o bioma da Mata Atlântica, protegido pela Lei Federal nº 11.428/2006 e outras normas. A remoção da vegetação do bioma só é permitida mediante a análise do estágio de regeneração das áreas.
Ao longo da ação, foram investigados 35 alertas de desmatamento nos municípios de Belmonte, Santa Luzia, Canavieiras e Uma, emitidos pela Rede Mais Brasil, do Ministério da Justiça, e pelo MapBiomas. Em Santa Luzia, os maquinários foram encontrados em plena atividade ilegal dentro de uma área de floresta. O responsável pela destruição de mais de 25 hectares de vegetação foi multado.