O incêndio de grandes proporções que atingiu áreas em Rio do Pires, no Sudoeste baiano; e Piatã, na Chapada Diamantina, foi dado como controlado nesta segunda-feira (19). As chamas atingiam a Serra do Barbado desde a última sexta-feira (16). Conforme o G1, a informação do controle do fogo foi confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente de Rio do Pires.
O Corpo de Bombeiros, que foi acionado, segue nesta segunda na localidade como forma de prevenir a formação de novo focos de incêndio. Ainda segundo informações, imagens feitas por moradores mostram que a fumaça está menos espessa nesta segunda em relação o sábado (17).
Em torno de 12 militares chegaram ao local para trabalhar no controle do fogo. A área é considerada de difícil acesso. Ainda segundo informações, o secretário de Meio Ambiente de Rio do Pires, José Carlos Almeida de Oliveira, informou que a área afetada tem vasta vegetação de cerrado e caatinga, além de muitas nascentes, constituindo parte importante para a fauna e a floral local.
Até o momento não há informações sobre a extensão da área afeta pelo fogo nem do que ocasionou as chamas.