A Índia vai dar início nesta quarta-feira (19) à exportação de vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pela Astrazeneca e Oxford, que no Brasil tem parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A informação foi apurada pela agência Reuters junto á fontes do governo.
As doses em questão tem como destino o Butão e Bangladesh. De acordo com reportagem do portal Uol, as autoridades pediram anonimato à agência porque os planos não são públicos. Além do Brasil, a Índia recebeu pedidos de dezenas de países para iniciar as exportações da vacina, que são produzidas pelo laboratório indiano Serum.
Segundo a reportagem, fontes diplomáticas em Brasília confirmam à coluna de Jamil Chade, no UOL, que, por enquanto, não existe uma data confirmada para que a Índia possa fornecer os imunizantes.
No domingo (17) a Anvisa decidiu, em reunião extraordinária, qpela aprovação do uso emergencial da vacina de Oxford. Na ocasião também foi autorizada a vacina Coronavac, desenvolvida pela Sinovac com o Instituto Butantan, e que já está sendo aplicada na população.