A farmacêutica indiana Bharat Biotech, que é a responsável pelo desenvolvimento do imunizante Covaxin contra a Covid-19, disse que pretende exportar sua vacina para o Brasil ainda esta semana. Uma autorização para realizar testes da fase 3 no país foi solicitada pela empresa, que aguarda resposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com o portal IG, o Ministério da Saúde, no entanto, já sinalizou que pretende importar cerca de 8 milhões de doses da vacina ainda em fevereiro e outras 12 milhões de doses no mês de março deste ano.
O Imunizante recebeu a autorização de uso emergencial da Índia, seu país de origem. A intenção de exportar esta semana para o Brasil foi dita pelo porta-voz da Bharat à agência de notícias Reuters. Ainda segundo a publicação, a Covaxin, atualmente, possui um teste com 25,8 mil voluntários, para analisar a eficácia da vacina na Índia.
Os resultados são aguardados para março, mas já há informações preliminares que afirmam que a vacina previne, inclusive, as novas variantes do vírus. A empresa já forneceu 5,5 milhões de doses ao governo indiano e também aguarda autorização de uso emergencial nas Filipinas.