A pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado (1º) indica a possibilidade de um segundo turno para a escolha presidencial no Brasil. De acordo com a pesquisa, Lula (PT) tem 49% dos votos válidos, contra 35% de Jair Bolsonaro (PL). O candidato Ciro Gomes (PDT) aparece com 8% das intenções de voto, e Simone Tebet (MDB), com 7%.
A possibilidade de ganhar no primeiro turno é um desafio para o candidato petista, pois o índice de abstenção é sempre mais alta entre os eleitores de baixa renda. A pesquisa, registrada no TSE com o número BR-05007/2022, ouviu 1 mil pessoas nesta sexta-feira (30), por telefone. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa demonstra uma estabilidade nas intenções de voto.
Em uma pesquisa anterior, Lula obteve 46% dos votos (mesmo percentual da semana passada em pesquisa do mesmo instituto); Bolsonaro ficou com 33%, oscilando dois pontos para baixo (tinha 35% na pesquisa anterior). Ciro teve 7% (contra 6% da pesquisa anterior), e Simone Tebet obteve 6% (tinha 4% na pesquisa passada, oscilando agora dois pontos para cima). Em um eventual segundo turno, considerado apenas os votos válidos, Lula tem 59%, contra 41% de Bolsonaro.